IMPULSO JOVEM – NOVAS MEDIDAS DE APOIO À CONTRATAÇÃO

22 Agosto 2012
Através do Contributo da Comissão Interministerial para a Criação de Emprego e Formação Jovem & Apoio às PME, o Governo lançou o Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às PME - IMPULSO JOVEM.

O Grupo de Trabalho Interministerial, criado na sequência de uma sugestão do Presidente da Comissão Europeia e da discussão no Conselho Europeu Informal de 30 de Janeiro de 2012, pretende enquadrar as políticas de Juventude de uma forma transversal, articulada e que pela primeira vez inclui virtualmente todos os Ministérios envolvidos de forma direta nos assuntos ligados à Juventude.

A constituição deste grupo de trabalho é também baseada na iniciativa “Oportunidades para a Juventude”, lançada pela Comissão Europeia, que constituiu uma equipa de peritos para trabalhar com as autoridades nacionais dos oito Estados-Membros com as maiores taxas de desemprego jovem, bem como os seus Parceiros Sociais, no sentido de averiguar que fundos comunitários poderão ser transferidos no imediato para programas de combate ao desemprego entre os jovens e apoio às PME, estudando e apresentando medidas concretas.

No Grupo I,  no apoio à empregabilidade jovem, o plano contempla 4 medidas (Passaporte-Emprego; Orientar, Formar e Qualificar; Empreendedorismo; Promoção da Internacionalização). No Grupo II as medidas propostas de intensificação do apoio às PME e ao emprego jovem, nomeadamente as que podem ser encontradas no âmbito do QREN, estão organizadas em torno de 3 eixos de intervenção (Envolvente empresarial; Acesso ao financiamento; Investimento empresarial).

Para consultar o Plano clica aqui.