Cultura CM Maia

Gastronomia e Doçaria nas terras da Maia

Ao tratar este assunto da “Gastronomia e Doçaria nas Terras da Maia”, não pretendemos de forma alguma, abarcar uma longa listagem de exemplos, apenas pretendemos dar a conhecer aquilo que realmente presenciamos nas casas de lavoura mais abastadas, assim como, nas famílias onde não se podia desaproveitar rigorosamente, e principalmente as que se situam nas freguesias de Moreira da Maia e Vila Nova da Telha.

É verdade que ainda sentimos na boca os sabores das comidas confecionadas quase sem condimentos pouco tradicionais. O mel, o açúcar amarelo e mascavado. O sal, o vinho avinagrado, o loureiro, o alho e ervas aromáticas, (que felizmente ainda se podem colher nestas antiquíssimas Terras da Maia), eram essencialmente adicionados aos pratos saborosos nas nossas bandas.

A canela, o açafrão e a pimenta, o seu uso na culinária da região da Maia, segundo o que pudemos apurar, estes condimentos não entravam com muita frequência nos pratos tradicionais, exceto a canela, ainda é muito usada nas festas Natalícias e na Páscoa.

Assim sendo, tentamos saber como se confecionavam tais produtos, cujo resultado podemos ainda hoje sentir no seu paladar e no agradável cheiro, nas casas desta Terra, a Maia.