Cultura CM Maia

'O som da Revolução' - Mural 50 anos do 25 de Abril

“O som da Revolução”

“Neste mural comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, quisemos fazer uma homenagem aos milhares de pessoas que fizeram a revolução acontecer e que continuam até aos dias de hoje a lutar e a zelar pela liberdade.

A pintura começa com uma figura a segurar num rádio pois foi exatamente na rádio que se ouviram as senhas que secretamente deram o sinal para o início da revolução.

As próximas áreas do mural mostram multidões de pessoas que se juntaram na rua para apoiar e celebrar a revolução durante o 25 de Abril e nos dias e semanas que se sucederam, um pouco por todo o país. Aqui mostramos multidões no Rossio, no Largo do Carmo em Lisboa e também na Avenida dos Aliados no Porto. O mural é concluído ao lado direito com a célebre foto de Eduardo Gageiro que representa soldados e civis com cravos a comemorar a vitória da insurreição militar que acabaria com a ditadura.

Esta obra pretende enaltecer a população que fez parte da revolução pois foi exatamente pela sua adesão em massa ao movimento, que a reação do regime foi praticamente inexistente, tornando o 25 de Abril talvez a revolução mais pacífica da história.”

Regg Salgado e Mariana Santos

Avenida do Engenheiro António Bragança Fernandes, Maia, 25 de Abril de 2024.

IMG-2

IMG-1