Serviço Municipal de Metrologia (SMM)

Breves Definições

Metrologia (ciência da medição) - é o domínio do conhecimento relativo à medição, segundo a definição de Metrologia da OIML - (Organização Internacional de Metrologia Legal), e que, também consta do Vocabulário Internacional de Metrologia.

A metrologia compreende todos os aspetos, tanto teóricos como práticos, relativos à medição, independentemente do seu nível de exatidão, domínio da ciência e da tecnologia a que se refere.

Controlo Metrológico - Conjunto de operações realizadas por uma entidade legalmente competente para atestar a conformidade de um instrumento de medição com as normas e a legislação aplicável.

Qualificação do SMM

A Qualificação do Serviço Municipal de Metrologia foi aprovada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) através do Despacho n.º 370/2023, de 9 de janeiro.

Anualmente, é efetuada uma auditoria de acompanhamento da responsabilidade do IPQ para verificar a conformidade de todos os requisitos.

Domínios
Instrumentos de PesagemClasse de ExatidãoGama/Alcance

Primeira verificação após reparação e verificação periódica de instrumentos de pesagem de funcionamento não automático,
de equlíbrio automático, semiautomático e não automático e indicação contínua e descontínua.

II 20 kg
de equilíbrio automático, semiautomático e não automático e indicação contínua e descontínua.
III e IIII 10 000 kg

MassasClasse de ExatidãoGama / Alcance
Primeira Verificação e Verificação Periódica de Massas M1 20 mg a 20 kg
Primeira Verificação e Verificação Periódica de Massas M2 100 mg a 20 kg

Contadores de Tempo
Primeira Verificação após reparação e Verificação Periódica de contadores de tempo de bilhar e ténis de mesa

Certificação APCER

O Serviço Municipal de Metrologia englobou o Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente em 03-11-2008 e o primeiro certificado foi emitido a 01-09-2009, certificado pela APCER.