![]()
6718
Institucional9388
Eleições Presidenciais 20266557
Notícias4268
Agenda: próximos eventos888
Câmara Municipal5365
Assembleia Municipal2677
Apoio ao Consumidor1251
Recursos Humanos746
Polícia Municipal7767
Proteção Civil560
Provedor dos Munícipes8749
Energia e Mobilidade4239
Planeamento7657
Reabilitação Urbana6768
Relações Internacionais3651
Inovação e Desenvolvimento6297
Gestão Urbana2361
Regulamentos Municipais9692
BUPi - Balcão Único do Prédio3653
Atendimento Municipal4690
Empresas Municipais7661
Sistema de Gestão1026
Requerimentos9605
Metrologia1046
Boletins Municipais3534
Juntas de Freguesia4092
Canal de Denúncias9313
Contactos
893
Viver8485
Investir2196
Visitar
Hortas da Maia
Hortas Pedagógicas da Quinta da Gruta
Com a certificação em agricultura biológica das hortas, a Quinta da Gruta assume-se como um exemplo para a comunidade através da prática de uma agricultura sustentável, que promove a biodiversidade vegetal e animal.
A produção é realizada em ciclo fechado em relação à matéria orgânica, uma vez que a Quinta da Gruta possui animais de quinta, sendo todos os materiais resultantes da cama dos animais sujeitos ao processo de compostagem e incorporados no solo, por forma a aumentar o teor de matéria orgânica e por essa via a sua fertilidade.
Para além disso atua a nível social, uma vez que são realizadas atividades para o público com recurso aos produtos obtidos na Horta Biológica, consciencializando assim a população para este tipo de produção.
Importa destacar que a Quinta da Gruta estabeleceu um protocolo com a Causa da Criança, uma IPSS da Maia, para a cedência de produtos hortícolas para os quais não tenha destino no âmbito das atividades de educação ambiental.
Horta à Porta
A Câmara Municipal da Maia é um dos parceiros do projecto “Horta à Porta” – Hortas Biológicas da Região do Porto que é promovido pelos Municípios da Área Metropolitana do Porto, em conjunto com a LIPOR e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
O projecto “Horta à Porta” iniciou-se em Julho de 2003 de modo a proporcionar aos cidadãos a possibilidade de cultivarem a sua pequena horta, disponibilizando gratuitamente talhões a particulares interessados em praticar a agricultura biológica.
O terreno a cultivar é fornecido pela Câmara Municipal da Maia, mas a divisão em talhões e distribuição pelos cidadãos interessados é da responsabilidade da LIPOR. Os participantes podem contar com água para a rega, um compostor comum e um local para guardar as ferramentas.
Ao receber o talhão de terreno, os utilizadores recebem também formação no terreno em compostagem caseira e agricultura biológica por técnicos da LIPOR. Os produtos são para consumo próprio.
Para além da prática da agricultura biológica, as famílias e os cidadãos em geral têm a oportunidade de usufruir de mais espaços verdes e de contactar com a natureza e de adquirir hábitos saudáveis de alimentação e de reciclagem. Este projecto comunitário tem dado outros frutos, como o convívio, o aproveitamento dos tempos livres e a transmissão de conhecimentos rurais para filhos e netos, etc.
| Horta | Freguesia | Área | Nº Talhões |
|---|---|---|---|
| CICCOPN | São Pedro Avioso | 950 | 18 |
| Crestins | Moreira da Maia | 8004 | 74 |
| Fundo de Vila | Milheirós | 2400 | 46 |
| Quinta da Gruta | Gemunde | 2640 | 64 |
| Social do Meilão | Águas Santas | 1362 | 10 |
| Social do Sobreiro I | Vermoim | 891 | 32 |
| Social do Sobreiro II | Vermoim | 640,92 | 24 |
| Subsistência do Castêlo da Maia | Gemunde | 7416 | 41 |
- Compostagem Caseira (a abril de 2021): 2 705 compostores implementados
- Compostagem Comunitária: 1 ilha com 5 módulos (Living Lab). – para utilização de 100 agregados familiares do Bairro Social do Sobreiro
Fonte: Lipor