ISI Maia – Inteligente, Sustentável e Inclusiva

Monitorização

As palavras de Peter Drucker, inquestionável referência na gestão, “If you can’t measure it, you can’t manage it”, “se não consegues medir, não consegues gerir”, são determinantes para expor a razão de incluir no BaZe – Living Lab Maia o desenvolvimento da ISI Maia - um piloto de uma plataforma interativa e integradora (energia, mobilidade, água, resíduos, qualidade do ar, entre outros) que recolhe, analisa e disponibiliza informação de gestão e outra informação determinante para dar a conhecer à comunidade responsável pelo processo de transformação urbana o ponto em que nos encontramos e as metas de referência, para as quais desejamos caminhar.
O sistema de monitorização e gestão a implementar no Living Lab para a Descarbonização permitirá a interação multiárea dos diversos serviços, conceitos e soluções, facilitando a produção e disponibilização de informação relevante para os diferentes atores, apoiando as atividades de disseminação. De uma forma sucinta, o sistema de monitorização e gestão vai permitir alcançar e potenciar um conjunto alargado de vantagens:

1. Mapear os usos de energia e água;
  2. Promover a utilização racional de energia e água;
  3. Integrar dados de sistemas terceiros e criar/correlacionar indicadores operacionais vs. custos energéticos;
  4. Reduzir os custos diretos, ambientais e a pegada ecológica;
  5. Potenciar o envolvimento dos cidadãos através de informação transparente e em tempo real sobre consumos e impactos dos sistemas e comportamentos;
  6. Monitorizar a qualidade do ar;
  7. Aferir a utilização / disponibilidade de locais para estacionamento.