Participação/ Envolvimento

Neste processo de revisão do principal instrumento de gestão territorial do município e para além dos estudos técnicos e especializados que obrigatoriamente terão que ser produzidos por técnicos especializados em distintos domínios, é para nós absolutamente relevante o envolvimento e a participação ativa dos diferentes atores locais e da população em geral.

Embora o atual sistema legal preveja apenas dois momentos obrigatórios de envolvimento dos cidadãos, e sem prejuízo do direito de, a todo o momento, apresentarem sugestões ou solicitarem esclarecimentos sobre o processo, a experiência vivida em procedimentos prévios de planeamento demonstra que se deve aprofundar a participação e o envolvimento público na construção da nova visão de desenvolvimento do Município.

Há, portanto, uma aquisição qualitativa entre participação e envolvimento.

Acreditamos que apenas deste modo será possível inscrever uma visão coletiva de desenvolvimento, ancorada na urbanidade e na afirmação de uma identidade com a cidade e o município, que todos foram ouvidos e todos participaram no desenvolvimento da estratégia, dos objetivos de desenvolvimento e das ações de concretização, que caberá a todos executar, monitorizar, avaliar e aperfeiçoar!

Assim, o Município pretende um processo amplamente participado, ao longo de todo o período de elaboração do plano, contribuinte ativo para o reforço da sua afirmação e resiliência num contexto de permanente desafio que os tempos atuais suscitam.

Participe, envolvendo-se.