Cultura CM Maia

Prof. Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida

Natural de Vila Maior, Santa Maria da Feira, onde nasceu em 1934.

Foi Pároco de Santa Maria de Avioso, onde granjeou inúmeras simpatias e amizades, mormente entre a juventude.

Grande interessado pelas coisas do passado, cedo se revelou nele uma faceta de investigador.

Sendo ainda aluno da Faculdade de Letras, onde cursava História, realizou vários trabalhos no âmbito da arqueologia, sobretudo romana, da Terra da Maia e não só.

Aliás o seu trabalho Romanização da Terra da maia, editado em 1969 pela Câmara Municipal é, ainda hoje, uma obra fundamental. Mas também os usos e costumes, a Antropologia, a História Medieval e a Arte Românica foram algumas das suas «paixões» que cultivou com mestria.

Entretanto concluiu a sua licenciatura em História na Faculdade de Letras do Porto, iniciando aí uma promissora carreira docente, que passou pelo seu Doutoramento em 1979, com os trabalhos “Arquitectura Românica de Entre Douro e Minho e Castelologia Medieval de Entre Douro e Minho”. Em Setembro de 1984 torna-se professor catedrático daquela faculdade.

Excelente docente, com uma notável capacidade de comunicação e interacção com os alunos, sempre procurou estimulá-los para a investigação. Será sempre recordado por eles como um homem honestíssimo, incansável trabalhador, orientador eficaz, amigo verdadeiro.

Autor de extensa bibliografia, com destaque para os volumes sobre Arquitectura Românica, foi membro de diversas associações culturais, nacionais e estrangeiras.

Faleceu, em circunstâncias trágicas, em 1996.