Ambiente Maia

O que causa as Alterações Climáticas?

A variação do clima, com base apenas em causas naturais, ocorria a um ritmo mais lento do que aquele a que se assiste hoje em dia. É aqui que reside o atual problema das alterações climáticas. As alterações climáticas induzidas pelo Homem.

No presente, a tendência de aquecimento está inquestionavelmente associada ao aumento das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) que são, em grande medida, resultado da atividade humana.

Os GEE, nomeadamente o dióxido de carbono, o metano e os óxidos de azoto, começaram a aumentar drasticamente após a revolução industrial, impulsionados pelo crescimento da economia e da população. Estes gases, que se encontram naturalmente na atmosfera, são responsáveis por manter o equilíbrio térmico da Terra, pois evitam que o calor se dissipe para o espaço. Mas, quando a sua concentração começa a ser excessiva, provocam desequilíbrios e fazem com que o planeta comece a aquecer. Por outras palavras, os GEE atuam como uma manta na nossa atmosfera e, quanto mais densa for a manta, mais quente fica o planeta.

O dióxido de carbono é o principal GEE produzido pela atividade humana, sendo responsável por 63% do aquecimento mundial antropogénico. As emissões de dióxido de carbono estão associadas a processos de combustão, à queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural), à produção de eletricidade, aos transportes, à indústria, às habitações, à desflorestação, entre outros.

IPCC A-global-average-greenhouse-gas-concentration-trend-The-figure-was-retrieved-from-the

Fonte: Climate Change 2014: Synthesis Report. Contribuição do grupo de trabalho I, II, e III para o Quinto Relatório de Avaliação do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) : Genebra, Suiça, 2014; p. 151.

· Queima de carvão, petróleo ou gás – produz dióxido de carbono e óxido de azoto. O setor energético e da indústria são responsáveis por 87% das emissões de GEE na Europa.

· Desflorestação – estima-se que contribua para 13% das emissões globais de dióxido de carbono (mais do que as emissões geradas por todos os carros, camiões e aviões juntos).

· Agricultura – o uso de fertilizantes com azoto provoca a emissão de óxido de azoto. O cultivo de arroz, por exemplo, é responsável por emissões de metano e a queima de resíduos agrícolas é responsável pela emissão de metano e óxido de azoto.

· Atividade pecuária – as vacas e as ovelhas produzem grandes quantidades de metano durante o processo digestivo que depois são libertados para a atmosfera, a gestão dos efluentes pecuários, por sua vez, além do metano é também responsável pela emissão de óxido de azoto.

· Atividade agropecuária - é responsável por 10,1% das emissões de GEE na Europa.