Cultura CM Maia

Rafael Carlos Pereira de Sousa

image (2)

Rafael Carlos Pereira de Sousa Nasceu em Viseu a 3 de março de 1821, mas cedo deixou a terra natal.

Em Ponte de Lima conheceu um boticário que possuía uma excelente livraria, que ele verdadeiramente devorou. Fixou-se depois em Moreira, no lugar de Pedras Rubras, onde casou, em 1848, com Maria Alves Pereira, daqui natural.

Trazemo-lo ao conhecimento do público porque ele foi, quase sempre ao mesmo tempo: ferrador, pintor, alfaiate, tamanqueiro, fogueteiro, algebrista (endireita), alveitar (veterinário) e astrónomo. Entretanto, ainda teve tempo para escrever vários livros, com destaque para o o Livro do Futuro ou a arte de adivinhar, a Pirotecnia ou o novo manual do fogueteiro e a Nova Veterinária ou compêndio de medicina veterinária teórico e prático.

Foi também responsável pela publicação do então muito conhecido e apreciado Almanaque da Borda-Leça. E, como dizia o Padre Vieira Neves na Revista da Maia de 1885: «E este homem é pobre!!». Imagine-se.