Ação Social CM Maia

INTEGRARE - Programa Municipal para a Inclusão Ativa

L¢go_2

O INTEGRARE – Programa Municipal para a Inclusão Ativa, tem como objetivos proporcionar às Pessoas com Deficiência e Incapacidade e capacidade de trabalho reduzida, o desenvolvimento e implementação de projetos que visem o exercício de uma atividade profissional e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais necessárias à sua integração, sempre que possível, em regime normal de trabalho.

Os destinatários deste Programa são as pessoas com deficiência e incapacidade e capacidade de trabalho reduzida, inscritas no Centro de Emprego da Maia.

Âmbito de atuação:

Dinamização e implementação das medidas que integram o Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, no território da Maia - designado por Programa Municipal para a Inclusão Ativa.

Grupo Operacional – Competências:
  1. Ampliar e dinamizar a implementação das medidas de apoio do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, no Município da Maia;
  2. Promover ações que visem potenciar a empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade e capacidade de trabalho reduzida e a aquisição e o desenvolvimento de competências profissionais orientadas para o exercício de uma atividade no mercado de trabalho, dotando-as de competências ajustadas para o ingresso, reingresso ou permanência no mundo laboral;
  3. Promover a realização de atividades socialmente úteis, visando o desenvolvimento de competências relacionais, pessoais e profissionais que facilitem a transição das pessoas com deficiência e incapacidade, quando possível, para o regime normal de trabalho.
Atividades Desenvolvidas:
  • Assinatura do protocolo de cooperação entre as 4 entidades em 26/05/2015;
  • Ação de sensibilização/ informação sobre este Programa no auditório do TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia, em 15/10/2015;
  • Formação de “Técnicas Comerciais” (parceria IEFP – Formação Modular “Vida Ativa 2015”), dirigida a pessoas com deficiência e incapacidade e que abrangeu 23 formandos.
  • Reuniões regulares do grupo operacional.

Não se tratando de um serviço de atendimento ao cidadão portador de deficiência, este Programa resulta de um conjunto de sinergias criadas pelas entidades parceiras com vista ao desenvolvimento de programas/ projetos / iniciativas especialmente vocacionados para a promoção da empregabilidade dos cidadãos com deficiência.

Contactos:

Câmara Municipal da Maia