Programa “Policia Municipal, Proximidade Maior”

cartaz

O que é:

O Programa “Polícia Municipal, Proximidade Maior”, é uma iniciativa do Pelouro de Desenvolvimento Social e Bem-Estar e do Pelouro da Polícia Municipal, e tem como base efetuar policiamento de proximidade, com uma atuação preventiva, de forma a minimizar ocorrência de infrações, nomeadamente a sua frequência, gravidade e consequências, sobretudo junto da população vulnerável e idosa do concelho.

Objetivos:

• Executar ações de proximidade, em especial junto de grupos com maior vulnerabilidade social;
  • Melhorar o relacionamento intrafamiliar dos utentes;
  • Aumentar a sensação de segurança;
  • Maior esclarecimento face a abordagens persuasivas;
  • Estimulação social;
  • Efeitos psicoterapêuticos positivos nos utentes.

O Programa “Polícia Municipal, Proximidade Maior” neste momento abrange 35 idosos em vulnerabilidade social, em isolamento geográfico e/ou social, e com escassa ou nenhuma retaguarda familiar, traduzindo-se numa atuação ao nível da prevenção primária e sensibilização de grupos de risco, consistindo no estabelecimento de contatos telefónicos dos agentes com os beneficiários do Programa e a realização pontual de visitas domiciliárias. Desde a sua implementação, isto é, de 2017 a 31 de março de 2021, foram estabelecidos 10.652 contatos telefónicos.

Parceiros:

Junta de Freguesia de S. Pedro Fins;

Junta de Freguesia de Folgosa;

Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro (ao abrigo do Contrato Local de Segurança).

Contatos: spm@cm-maia.pt