Ação Social CM Maia

Chave de Afetos -Teleassistência para Idosos

chave de afetos logos

A Câmara Municipal da Maia tem um programa de teleassistência ao domicílio para seniores sem retaguarda familiar, designado por Chave de Afetos, desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

O que é ?

É uma solução integrada com componente tecnológica e humana que monitoriza as pessoas idosas de forma contínua, proporcionando um sentimento de segurança essencial para a permanência no seu domicílio, evitando a institucionalização involuntária e custos associados.

A quem se destina?
A pessoas com mais de 65 anos.
É um serviço gratuito para pessoas com rendimento igual ou inferior ao salário mínimo nacional.

Qual o seu objetivo?

Diminuir o isolamento sénior;

Promover a inclusão social e as relações efetivas;

Aumentar o sentimento de segurança no domicilio;

Aumentar e melhorar a sociabilidade;

Aumentar o número de saídas da habitação;

Retardar a deterioração do estado de saúde física e mental dos idosos;

Garantir assistência em situações de emergência;

Promover a permanência na própria habitação adiando ou evitando a institucionalização;

Promover o aumento e a qualidade da rede de suporte.

Como funciona?

O programa propõe três eixos de intervenção que se complementam e beneficiam os utentes, a rede de suporte, o Estado e a comunidade:

• Sinalização de casos de idosos em risco e o desenvolvimento de diagnóstico social - assegurado pelo trabalho de proximidade e em rede de parceiros sinalizadores;
  • Serviço de teleassistência - dispondo de um dispositivo conveniente e de fácil utilização, inclui múltiplas funções, nomeadamente, acesso automático a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano;
  • Acompanhamento de voluntários (visitas semanais ou quinzenais) - tem por base o interesse e o perfil da pessoa idosa, com o objetivo de estimular a convivência e a participação em atividades dentro e fora do domicilio, promovendo a socialização e os afetos.

Para referenciar um/a idoso/a para o Chave de Afetos, deve contactar o/a técnico/a do Gabinete de Atendimento Integrado Local da sua área de residência.

Se desejar ser voluntário/a no âmbito deste programa, candidate-se através dos emails dds@cm-maia.pt ou chavedeafetos@scmp.pt

Fotos do Equipamento

IMG-6269 IMG-6270