Prémios de Mérito e Excelência Escolar

A Educação, sendo uma das atribuições conferidas às Autarquias Locais, é hoje unanimemente reconhecida como um dos principais fatores de desenvolvimento das sociedades num mundo que, ao ser cada vez mais global, exige uma crescente diferenciação positiva ao nível das competências, de forma a dotar cada um das ferramentas que lhe permitam pensar e agir em coerência com a velocidade a que o conhecimento e a comunicação se propagam.

Sendo uma tarefa da sociedade em geral e dos poderes públicos em especial, pelo seu particular peso no desenvolvimento a médio/longo prazo, as Autarquias Locais não podem ficar indiferentes ao aproveitamento de tão importante recurso.

A Câmara Municipal da Maia pretende colaborar na construção de um modelo de incentivo ao desempenho escolar, na convicção de que, reconhecendo e premiando a excelência escolar, se estará a dar um forte contributo para que, desde os primeiros passos na escola, as crianças e os jovens sintam que vale a pena aprender.
Igualmente, a edilidade não fica indiferente ao papel dos alunos e alunas que se destacam pela adoção de uma conduta escolar positiva, dos relacionamentos construtivos e da cidadania democrática e participativa, distinguindo o seu mérito.

O Prémio Municipal de Mérito e Excelência Escolar da Maia tem como grande objetivo incentivar o desempenho escolar em todos os seus níveis e premiar, por um lado a cultura da excelência escolar, e, por outro lado, a conduta cívica e a participação ativa em iniciativas e projetos das escolas do agrupamento, enquanto instrumento preponderante para:

. O desenvolvimento económico, cultural e social dos jovens e, consequentemente, da sociedade em geral.

. O reconhecimento do valor do exemplo.

. A promoção do valor da escola.

NORMATIVO INTERNO PARA A ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS DE MÉRITO E EXCELÊNCIA ESCOLAR

(NOTA: o Normativo Interno para a atribuição de Prémios de Mérito e Excelência Escolar foi desenvolvido por um grupo de trabalho constituído por conselheiros que integram o Conselho Municipal de Educação).