Qualidade do Ar

ECAmbiente

A qualidade do ar que respiramos configura outro dos importantes indicadores de qualidade de vida de qualquer cidade. A sua monitorização contínua e a disseminação da informação sobre os resultados obtidos assim como dos impactos das nossas decisões quotidianas na qualidade do ar serão determinantes para promover a alteração de comportamentos em prol da sua melhoria.
Em resposta a este desígnio, foram instalados em setembro de 2020, sensores de monitorização da Qualidade do Ar na área do BaZe – Living Lab Maia e bem ainda noutros pontos sensíveis de monitorização e avaliação, atentas as principais fontes de alteração: uma estação de fundo (Parque de Avioso), uma estação central (BaZe – Living Lab Maia), uma estação para avaliação do tráfego (Via Diagonal) e uma estação para avaliação em área industrial (Leandro).
Para além dos 4 sensores exteriores, instalou-se também um sensor de monitorização da qualidade do ar interior (Fórum da Maia).
O sistema permite a visualização das leituras de temperatura, humidade, pressão atmosférica, Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Azoto (NO, NO2), Dióxido de Enxofre (SO2), Medidor de Partículas (PM1,0; PM2,5; PM10).
O rastreamento, acompanhamento, alertas, permitirão a implementação de um plano de monitorização sistemático e transparente que poderá condicionar ações de alteração de comportamentos urbanos, bem como a tomada de medidas de condicionamento de fontes de poluição, de forma a procurar garantir a redução ou eliminação dos excessos.
Estes dados de monitorização estão disponíveis para consulta na plataforma interativa e integradora ISI Maia, e permitirão ainda, em caso de necessidade, alertar a população para os níveis de qualidade do ar e eventuais cuidados que possam ser necessários.