A nossa terra

O capital humano, estabilidade política e segurança estão entre as nossas vantagens comparativas.

A Maia é uma cidade europeia, amiga do ambiente, educadora, universitária e resiliente. Somos um dos 20 maiores municípios portugueses (138.818 habitantes), um território aberto à inovação inteligente e o quinto maior exportador nacional. Fazemos parte da Área Metropolitana do Porto (1.802.664 habitantes), região Norte de Portugal e costa oeste da Europa.

Temos 216 hectares de espaços verdes e estamos a 10 minutos das praias atlânticas.

Aproveitamos o capital humano da Universidade da Maia, Instituto Politécnico da Maia, Universidade do Porto, Politécnico do Porto, Porto Business School, Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa e Universidade do Minho, que incluem as melhores escolas e centros de investigação nacionais de arquitetura, ciências, economia, engenharia e tecnologia.

O salário médio de €1.250 no concelho da Maia está acima da média nacional, assim como o poder de compra, enquanto que o desemprego fica abaixo da média nacional. O PIB per capita da Área Metropolitana do Porto é de €22.198.

Estamos ligados ao mundo, através dos 4.541 estrangeiros que escolheram a Maia para viver (3% da população), com destaque para as comunidades brasileira (58%), ucraniana, angolana, italiana, cabo-verdiana, chinesa, espanhola, são-tomense, indiana e britânica.

Acolhemos o Aeroporto Internacional do Porto e um aeródromo municipal e estamos a 12 km do Porto de Leixões.

A Maia acolhe a sede do Eixo Atlântico, que nos liga à euro-região Norte de Portugal-Galiza.

Portugal é um país livre, democrático e membro da União Europeia, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Organização de Estados Ibero-Americanos. Somos o 7.º país mais seguro do mundo, com elevados níveis de desenvolvimento humano, educação e qualidade de vida.

MAIA GO

maia-go@cm-maia.pt