PEAEL

img_sparcs

Espaços de demonstração

As experiências de replicação ocorrerão, sobretudo, nos seguintes espaços de demonstração:

• Jardins do Sobreiro – Esta urbanização social está localizada no centro da cidade, possui 48 edifícios e encontra-se em projeto de reabilitação urbana. O plano de ação abrange, maioritariamente, medidas passivas nos edifícios (impermeabilizações e isolamentos térmicos com fachadas ventiladas, caixilharia nova com corte térmico e vidros duplos, sistemas de ventilação e renovação do ar interior, como grades de ventilação auto reguláveis, bem como a substituição de telhados de amianto com fibrocimento novo ou telhados planos com telas betuminosas, sempre incluindo isolamento térmico). Atualmente, está em curso um conjunto de medidas ativas para reforçar este plano, especialmente no que diz respeito à produção local, aplicando soluções fotovoltaicas, com o objetivo de resolver a pobreza energética.

Complementarmente, todo o espaço público envolvente encontra-se em obras, representando cerca de 46.630 m2 de área pública renovada, com novos espaços verdes, horta social, compostagem comunitária e melhores soluções para peões e ciclistas.

A maioria das ações descritas já está em campo e esperamos que todas estejam concluídas até o final de 2022.

•  Tecmaia – É um Parque Científico e Tecnológico, com uma localização singular, no núcleo da principal zona empresarial e industrial da Maia, e próximo do centro da cidade. Acolhe cerca de 50 empresas, principalmente empresas de base tecnológica, tanto na indústria como nos serviços, com uma forte componente de inovação e desenvolvimento. A Tecmaia tem em curso um projeto de desenvolvimento de uma instalação fotovoltaica, dimensionada para produzir 409 000 Kw / ano, 10% das necessidades reais de consumo.

No âmbito do SPARCS iremos analisar o comportamento desta instalação, assim como a viabilidade e escalabilidade da mesma, considerando a extensa área de cobertura existente nas áreas comerciais e industriais do município.

•  Torre Lidador/Paços do Concelho da Maia – A Torre Municipal de Serviços da Maia possui 21 pisos. O edifício está dividido em quatro áreas de orientação solar: Norte-Sul e Nascente-Poente e está quase totalmente coberto por vidro laminado. No futuro, pretendemos desenvolver uma pequena montra para FV embutido, com um estudo de viabilidade do novo tipo de tecnologia fotovoltaica aplicada à envolvente de vidro do edifício, num só piso, atendendo às restrições orçamentais.