Balanço Zero de Carbono

imagens_topo

BaZe é a abreviatura de Balanço Zero.

O objetivo é testarmos soluções que permitam criar a primeira Net Zero Carbon City, ou seja, a primeira cidade do país apresentar balanço zero em termos de emissões de carbono, que depois serão replicadas em todo o concelho.

O centro da Maia é um espaço que otimiza um elevado potencial de se tornar num novo marco da(s) forma(s) de conhecer, viver e planear a cidade, na promoção da sustentabilidade e da descarbonização através de um conjunto de ações materiais e imateriais baseadas em inovação, cocriação e participação, num ecossistema urbano demonstrável dirigido aos cidadãos, às indústrias e à responsabilidade social.

O projeto é promovido e liderado pelo Município da Maia, com o apoio do Fundo Ambiental, a que se juntam diversos parceiros, nas distintas “áreas temáticas” de atuação.

Estas entidades operam, numa base quotidiana, na descarbonização, gestão de recolha, transporte, processamento e valorização de resíduos, na matriz da economia circular e da energia, na mobilidade, no tratamento de dados, monitorização e avaliação, na relação com os cidadãos, e possuem um substantivo valor acumulado de know-how que será uma mais-valia para o projeto.