Descrição Global do Projeto

O projeto EHHUR (EYES HEARTS HANDS - Urban Revolution) visa desenvolver e testar uma metodologia disruptiva e integrada direcionada para a transformação do ambiente construído (materiais, produtos, edifícios, espaços públicos, infraestruturas, redes de serviços), assente em boas práticas já existentes a nível europeu, complementando-as com os princípios orientadores do Novo Bauhaus Europeu (NEB).

O EHHUR faz parte do leque restrito de sete projetos a nível europeu aprovados no âmbito das designadas “Missões da União Europeia”, apoiadas pelo Programa Horizonte Europa e que se pretendem assumir como uma forma de apoio a soluções concretas de resposta aos maiores desafios que atualmente enfrentamos.

Até ao final do ano 2025 serão testadas diferentes metodologias em 7 territórios europeus (lighthouses), entre as quais a cidade da Maia, tendo no Bairro do Sobreiro a sua área de intervenção, dadas as suas características físicas e sociodemográficas e a pretensão do Município em assegurar uma maior integração do mesmo com a restante malha urbana da cidade.

Serão levadas a cabo atividades de reabilitação energética e do espaço público comum num contexto de cocriação, onde a dinamização e envolvimento social dos cidadãos terá um papel central.

Para além da Maia, o projeto incidirá sobre as cidades de Høje Taastrup (Dinamarca), Kozani (Grécia), Zoersel (Bélgica), Izmir (Turquia), Osijek (Croácia) e Nepi (Itália).

O projeto conta com um total de 33 parceiros, entre os quais o Município da Maia e a e a empresa municipal Espaço Municipal, sendo liderado pela entidade italiana multinacional RINA. Integram o consórcio português a Agência de Energia do Porto (AdEPorto) e a EDP NEW.

lhd