Desporto CM Maia

XIV Edição Jogos Eixo Atlântico - Maia´22

header_form_JEA22_B

Presidente do Eixo Atlântico – Lara Méndez

É com muito orgulho que alcançamos a 14ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico, um dos eventos mais acarinhados e com mais participação de todos os que o Eixo Atlântico organiza. É uma atividade que através do desporto visa promover o espirito de partilha e a convivência entre as cidades participantes, além de dar a conhecer aos jovens atletas e todos os participantes as cidades em que se realizam.

Nesta edição, que se realiza na cidade da Maia, voltamos a superar mais uma vez o número de participantes, já estamos próximos dos 2200, reflexo da importância deste evento desportivo mas também do interesse que desperta nas cidades do Eixo Atlântico. É isto que nos motiva a continuar e a melhorar constantemente.

A Maia é uma cidade muito dinâmica no âmbito do desporto e extremamente participativa nas atividades levadas a cabo pelo Eixo Atlântico, pelo que acreditamos vivamente no sucesso desta edição.

Presidente do Grupo Temático de Desporto do Eixo Atlântico – José Guilherme Aguiar

Desde 1995 que os Jogos do Eixo Atlântico são o evento mais importante desta euro região e uma das grandes bandeiras para promover, através da competição desportiva, a convivência entre os jovens e, consequentemente, melhorar o conhecimento entre os cidadãos.

Quando em julho de 2019 fazíamos em Braga o encerramento daquela que tinha sido a competição de maior dimensão em número de participantes, ninguém esperava que, após 2 anos de pandemia que provocaram um enorme alarme nas comunidades e levou ao adiamento da nova edição por um ano, os XIV Jogos do Eixo Atlântico pudessem provocar o entusiasmo na esmagadora maioria das cidades galegas e portuguesas e fazer que o número de participantes atingisse patamares jamais previstos.

Com efeito, são 28 cidades e 2.200 participantes que estarão presentes entre os dias 4 e 8 de julho na cidade da Maia para competir em diversas modalidades, com especial destaque para a natação e o atletismo adaptado. Naturalmente que os calendários vão ser muito apertados, obrigando os jovens atletas a um grande esforço físico e mental. Mas tenho a certeza de que tudo isso será facilmente ultrapassado com as legítimas e naturais ambições de todos em conseguir os melhores resultados.

No fim, bem, no fim haverá vencedores e vencidos como em todas as competições desportivas. Glória aos primeiros e honra aos restantes. Mas nunca esquecer, durante o evento, que o troféu mais importante para o Eixo Atlântico e que merece destaque na cerimónia de abertura é o do JOGO LIMPO.

Uma última palavra para a cidade organizadora. A Maia assumiu, com enorme capacidade de trabalho, entusiasmo e inexcedível competência a difícil tarefa de pôr de pé a competição, aproveitando, claro, as suas excelentes infraestruturas desportivas, mas sem descurar todos os demais desafios desde o alojamento até à oferta social.

Parabéns e muito obrigado

Desejamos a todos que usufruam de tudo o que a cidade organizadora preparou para estes dias de competição e convívio.