Gestão de Tráfego e estacionamento

Mobilidade_Site

A gestão de tráfego e estacionamento inteligente são duas ferramentas em teste no BaZe-Living Lab Maia, importantes para o desenvolvimento de territórios de baixas emissões, em virtude de possibilitarem a redução de emissões resultantes, por exemplo, do tempo de circulação à procura de lugar para estacionar ou ainda de situações de congestionamento.
Estas ações consistem em dois softwares de analítica, suportados em câmaras de vídeo fixas. As duas tecnologias permitem a gestão de tráfego disponibilizando informação útil para redução do congestionamento através da monitorização, em tempo real, dos lugares de estacionamento vagos à superfície e da contagem de tráfego nos arruamentos que convergem para a Praça do Doutor José Vieira de Carvalho.
De forma mais detalhada, o sistema de parqueamento inteligente (Smart Parking) visa, através da tecnologia de análise de imagem, captada através de 17 (dezassete) câmaras de vídeo, monitorizar o parqueamento à superfície na zona do centro da Cidade.

O processamento converte a imagem num valor que permite identificar se o lugar de estacionamento está ocupado ou livre (lugar de estacionamento ocupado/vazio), permitindo ao sistema reportar o estado de cada alvéolo de estacionamento. Os dados devolvidos pelo sistema podem ser visualizados através dos sistemas internos de monitorização e controlo da plataforma ISI Maia e encontra-se a ser preparada a integração dos mesmos com sistemas de terceiros que fornecem informação de tráfego e estacionamento, tais como o GoogleMaps, Waze, entre outros, permitindo, desta forma, aceder à informação de uma forma também desmaterializada.

O sistema de Contagem de Tráfego (Traffic Flow), por sua vez, visa monitorizar o tráfego de veículos. É constituído por duas câmaras que funcionam através de uma tecnologia de varrimento de vídeo. As imagens captadas são processadas localmente, em contínuo, não existindo armazenamento de vídeo. O processamento consiste na análise em tempo real da imagem de modo a extrair o número de veículos (por tipologia), bem como pedestres, que cruzam os locais definidos para monitorização (gates), de onde resulta a quantidade de veículos e de pessoas que cruzam esses locais, informação que é também visualizada nos sistemas de monitorização e plataforma integradora, assim como disponibilizada publicamente.

Aviso_sensor-02