Estudo CFD – Dinâmica Computacional de Fluídos

Energia

Resultados Estudo CFD

Considerar o conforto ambiental no planeamento urbano é a premissa para o estudo CFD. Este estudo, analítico e preditivo, da área escolhida para a implementação do Living Lab estudou os fluxos de vento ao longo dos diferentes edifícios que compõem o mosaico urbano da área.

A análise da implicação da velocidade do vento, dos coeficientes de convecção e a intensidade da radiação solar servirão para melhor eleger o local para a construção de edifícios, bem como do posicionamento de determinados objetos, disso exemplo, peças de mobiliário urbano.

Com os resultados retirados deste exercício, o município da Maia sairá com a capacidade técnica necessária para aprofundar a aplicação destas metodologias como base para melhor projetar edifícios, mais inteligentes, saudáveis e eficientes em termos energéticos e espaço público, garantindo maior conforto e adaptabilidade no contexto das alterações climáticas.

O estudo CFD serve-se de uma tecnologia que avalia o conforto de pedestres, com recurso a uma simulação dinâmica de fluídos, usando o método Lattice-Boltzmann. Esta é uma tarefa que engloba as seguintes atividades:

• Caracterização do local;
  • Levantamento 3D (com recurso a drone);
  • Análise computacional;
  • Elaboração de relatório;
  • Análise de resultados.

cfd

A análise do conforto de pedestres (avaliado para uma altura de 1,5 m em relação ao nível do terreno) é efetuada através de análise estática e de análise dinâmica

Análise Estática – Resultados

A aplicação desta análise leva-nos a concluir que a área central da cidade da Maia, em média, apresenta níveis de conforto adequados para atividades em que a pessoa pode permanecer sentada. Identificaram-se, contudo, algumas áreas, com um nível de conforto menor, mais compatível com a atividade “caminhada”, tal como pode ser observado na Figura.

cfd1

Resultados da análise estática segundo o critério de Lawson (Extraído de Definição de critérios para simulações da ava-liação do conforto de pedestres – Maia)

Análise Dinâmica – Resultados

No caso da análise dinâmica, em que a simulação efetuada se assemelha à experiência muito similar a um túnel de vento, conclui-se que as maiores velocidades de ar se verificam junto dos edifícios da Câmara Municipal da Maia e que ocorrem para todas as direções do vento, principalmente para ventos do quadrante Este-Sudeste.

Para esta análise, os resultados foram apresentados sob a forma de vídeo, conforme é possível verificar nas imagens disponibilizadas.

Para visualizar o resultado do estudo clique aqui.

Para visualizar o resultado do estudo clique aqui

Pela análise dinâmica verificou-se que as maiores velocidades do ar junto dos edifícios da Câmara Municipal da Maia ocorrem para todas as direções do vento, principalmente para ventos Este-Sudeste.

Para os ventos de Norte verificaram-se também velocidades elevadas no lado sul da Praça Dr. José Vieira de Carvalho, junto ao edifício da Torre do Lidador e à Rua Augusto Simões.

Para visualizar o resultado do estudo clique aqui

Os ventos de Sul provocam velocidades do vento elevadas em vários locais, tais como no lado norte do Parque central da Maia, junto ao edifício da Pizza Hut e na Tv. Padre António, junto à Rua Padre António.

Quanto aos ventos Noroeste, verificou-se que tem a possibilidade de criar algumas velocidades elevadas na Rua Simão Bolívar.

Estes resultados facilitam a análise de designs alternativos pois permitem perceber intuitivamente como funciona o fluxo de ar na estrutura urbana local. Este processo permite pensar em soluções que possam alterar o fluxo de ar quando o vento ocorre numa direção específica para reduzir a velocidade do vento numa área objetivo e assim aumentar o conforto dos pedestres.

Com vista a pensar na possibilidade de escalar este tipo de tecnologia aplicada, integrada nesta ação, o Município adquiriu um Drone, material assessório e software, integrando ainda a capacitação do corpo técnico para a utilização e manuseamento do drone, numa componente teórica e prática, em áreas distintas de atuação municipal, como sejam a cartografia e topografia, a proteção civil, o desporto e o turismo.

cdf2