Conceito

imagens_topo2

Conceito

O BaZe - Living Lab Maia: Net Zero Carbon City combinará ações de mobilidade sustentável, eficiência energética, energias renováveis, economia circular e de envolvimento do cidadão, assentes em modelos de negócio de promoção da descarbonização, que se esperam viáveis e replicáveis, por forma a construir um ecossistema urbano, escalável e replicável.

Todo este ecossistema será continuamente monitorizado garantindo que o consumo e produção de recursos seja gerido de forma inteligente e sustentável, apoiando a otimização de processos que visem a redução dos impactos económicos, sociais e ambientais inerentes à procura global por energia. Este será suportado por uma arquitetura de smart meters (dispositivos eletrónicos que registam informação diversificada, comunicando-a), considerando o potencial do fenómeno da Internet das Coisas (IoT) e dos sistemas de computação na Cloud para capacitar os gestores do território com ferramentas avançadas de monitorização, controlo e otimização das infraestruturas e equipamentos.

As soluções irão oferecer uma experiência interativa para experimentar, em espaço urbano, momentos de compreensão e aprendizagem relativamente à gestão de recursos da urbe. Por outro lado, e num conceito mais desmaterializado, serão realizadas inúmeras ações de capacitação, assim como irão ser promovidos espaços de co-criação de e para o cidadão, traduzindo conhecimento, ações e linguagem de alto nível em ações concretas de fácil compreensão, mas de elevado valor acrescentado.

O desenvolvimento do projeto e a simbiose das tecnologias interdisciplinares, têm o suporte de um conjunto de fatores que garantem o sucesso da implementação das medidas e ações propostas. Para além das entidades parceiras, que apresentam experiência em projetos de implementação e investigação nestes domínios, espera-se ainda a integração de diversos stakeholders, numa lógica de interação entre o município, os centros de conhecimento, as empresas, as indústrias e os cidadãos.

A definição das ações teve por base a ideia de, num espaço relativamente próximo, serem testadas múltiplas ações inovadoras e que no seu conjunto não haviam sido testadas em território nacional, em simultâneo, de forma tão integrada e tão próxima do cidadão.