Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Agenda 2030 é a nova agenda de desenvolvimento global para os próximos 11 anos. Consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em 169 metas, que são identificados como os passos necessários para a garantia de um Mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável. Esta Agenda reflete o equilíbrio entre 5 Princípios: Pessoas, Planeta, Paz, Parcerias e Prosperidade, que se apresentam como pilares desta estratégia glocal.
A Câmara Municipal da Maia, em todas as suas áreas de atuação, contribui para o sucesso desta Agenda global ambiciosa.
Saiba mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 aqui.

Conheça os recursos e as iniciativas das Relações Internacionais e Cooperação da Câmara Municipal da Maia que pretendem informar, dar conhecimento e convidar à reflexão e à ação.

Se alguma entidade pretender usar este material, replicar alguma iniciativa ou fazer alguma sugestão, pode contactar-nos através do endereço de email maia2030@cm-maia.pt.

Materiais referentes aos ODS

ODS Material escolar
Material para promoção dos ODS junto da comunidade escolar

• ROLL UP1 SUPER HEROI DOS ODS CMMAIA
    Seja todos os dias um Super-Herói dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a partir do sofá ou em casa (roll up)
  • ROLL UP2 SUPER HEROI DOS ODS CMMAIA
    Seja todos os dias um Super-Herói dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fora de casa ou no trabalho (roll up)
  • ROLL UP1 ODS CMMAIA
    Transformar o nosso Mundo - os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (roll up)
  • ROLL UP2 ODS CMMAIA
    Transformar o nosso Mundo - os 5 Princípios (roll up)

Livro wpph e ods
Livro criado para as visitas de estudo realizadas à World Press Photo 2018, enquadrada na Agenda 2030

cubos01
Exposição Cubos "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".
A exposição é constituída por 20 cubos de cartão, cada um com 4 faces ilustradas. Faces com pequenos textos relativos aos ODS e alertas para uma ação global. Uma das faces, de cada cubo, tem uma imagem para construir - tipo puzzle – formando um mural.

Iniciativas referentes aos ODS

Votação ODS
    "Uma pessoa, um contributo!
    A que Objetivo de Desenvolvimento Sustentável gostaria que o Município se dedicasse mais?"
  • Reflexão ODS
    Espaço para partilha de reflexão
    "Deixe o seu testemunho!
    O que pode fazer no seu dia a dia para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?"
  • Moldura ODS
    Moldura para fotografias
    "Tire uma fotografia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e partilhe nas redes sociais com os hashtags #agenda2030maia #odsmaia""

Ação de sensibilização para professores e auxiliares da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Saiba mais aqui

Concurso Infantil de Artes "Todos Iguais na Diferença"

• Todos Iguais na Diferença

Oficina de artes plásticas “Abraçar o Mundo”, para alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, e consequente exposição

• Abraçar o mundo

Encontra também aqui recursos gratuitos referentes aos ODS, desenvolvidos por diversas entidades.

Antes de os ODS entrarem em vigor, tinham já sido desenvolvidas as seguintes iniciativas e os seguintes recursos:
Painel Final FRONTAL ARCA GRANDE
Aquisição de 35 livros infanto-juvenis que abordam temáticas no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global e recuperação e decoração de dois baús para os guardar. Estes livros de histórias infanto-juvenis retratam as diferenças culturais e as tradições específicas de cada país, enquanto ao mesmo tempo partilham aspetos comuns a todas as crianças, independentemente da sua origem – são, portanto, “Histórias para Crianças do Mundo”. Este material circula no Biblio Bus, podendo ser requisitado por qualquer criança.
  • Livros ED
  • Decor Arca Grande 02

FRENTE Desd MENINOS
Desdobrável sob o tema "Todos Iguais na Diferença". Estes desdobráveis têm sido distribuídos a crianças em vários momentos e em várias iniciativas da Câmara Municipal da Maia
  • Roll up Todos Iguais na Diferença
    Todos Iguais na Diferença, com fotografias de São Tomé e Príncipe, Guiné e Timor (roll up1)
  • Roll up Todos Iguais na Diferença
    Todos Iguais na Diferença, com fotografias de São Tomé e Príncipe, Guiné e Timor (roll up2)

• NOVA MAQUETA Rollup 85 e 210cm
    Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento levados a cabo pela Câmara Municipal da Maia, entre 2002 e 2013 (roll up)

Pode também encontrar aqui reunidos vários recursos didáticos gratuitos de Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, desenvolvidos por diversas entidades.