Gestão eficiente da água

ECAmbiente

A água potável é um bem demasiado precioso para ser desperdiçado.
Conscientes da sua importância, o Living Lab Maia pretende, através da conjugação de ferramentas de previsão meteorológica, sensores e sistemas de monitorização adequados, aumentar a eficiência do sistema de rega.
A área do BaZe – Living Lab Maia está já dotada de uma cisterna que faz o aproveitamento das águas pluviais da área envolvente/cobertura, a qual é canalizada para a rega e processos de limpeza dos espaços e bem ainda de um sistema de rega convencional.
Com este ponto de partida, adicionou um sistema de monitorização e controlo que, conjugando a leitura da humidade do solo com a expectativa de pluviosidade (dados meteorológicos), permitirá o controle do arranque do sistema e a adequação dos caudais de irrigação às efetivas necessidades das espécies existentes no local, reduzindo o desperdício.