Webinar 'Todos por um, Rumo a 2030'

Webinar "Todos por um, Rumo a 2030"
23 Fevereiro 2021

No âmbito da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, terá lugar, no dia 24 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30, o Webinar "Todos por um, Rumo a 2030", com a participação de Pedro Abrunhosa, compositor e cantor português e autor e intérprete da música "Todos por um", hino da campanha #Rumo a 2030 da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, e de Frei Fernando Ventura, Franciscano Capuchinho e dinamizador dos projetos Banco de Leite de São Tomé e Príncipe e Casa Betânia.
O objetivo deste webinar é fazer com que os todos quantos nos ouvem entendam que defendemos a dignidade da pessoa humana em todas as geografias e todos somos iguais, e assim surgiu o Hino dos ODS, com letra e música de Pedro Abrunhosa, TODOS POR UM. Esta música, construída e produzida no âmbito da Campanha Rumoa2030, pretende incentivar à ação e à mobilização em prol de um mundo mais justo, digno, inclusivo e sustentável, apostando no poder de transformação social que a música tem. É também uma forma de contribuir para o conhecimento dos cidadãos sobre a importância da ação local para a concretização dos ODS, motivando-os a agir em prol do Desenvolvimento Global.
A Câmara Municipal da Maia, em todas as suas áreas de atuação, contribui para o sucesso desta Agenda global ambiciosa. Desde 2013 que somos parceiros do projeto liderado pelo Frei Ventura, o Banco de Leite de São Tomé e Príncipe e estamos ao corrente das dificuldades daquele país insular.
A pandemia veio acentuar, ainda mais, as desigualdades, não só a nível de distribuição de riqueza como também em relação a cuidados médicos e vacinação. Não tenhamos ilusões que países como São Tomé e Príncipe estão no fim da lista.
É para isto que trabalhamos, para dar uma hipótese igual a todo e qualquer ser humano, independentemente do local do globo que habite.
O Webinar será realizado através da plataforma Zoom, sendo necessária a inscrição em www.cm-maia.pt/p/webinar-rumoa2030 para acesso aos dados que permitem entrar na reunião. O evento será também transmitido em direto na página do Facebook da Câmara Municipal da Maia.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No seguimento da Declaração do Milénio, adotada pelas Nações Unidas no ano 2000, discutiram-se e implementaram-se os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que representavam uma parceria entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, tendo em vista criar um clima, tanto a nível nacional como mundial, que conduza ao desenvolvimento e à eliminação da pobreza. Os ODM terminavam em 2015 e muito ficou por fazer, assim, a 25 de setembro desse ano, os 193 países que constituem as Nações Unidas aprovaram, por unanimidade, no Âmbito da Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que englobam 169 metas a atingir até 2030. Esta Agenda pretende agilizar para a transformação, para a prossecução de um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável.
A abrangência universal da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um imperativo ético. Da erradicação da pobreza e da fome à igualdade de género e saúde de qualidade, da água potável e saneamento ao trabalho digno e crescimento económico, da redução das desigualdades à educação de qualidade, das energias renováveis à ação climática, esta Agenda reflete o equilíbrio entre 5 Princípios: Pessoas, Planeta, Paz, Parcerias e Prosperidade que se apresentam como pilares desta estratégia glocal.

A ambição é "não deixar ninguém para trás”

E, se em 2015 Portugal materializava nos ODS 4, 5, 9, 10, 13 e 14 as suas prioridades estratégicas na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, após a pandemia há novas questões às quais urge responder.
Se a nível global podíamos dizer que muito se avançou no combate à pobreza extrema, também será certo afirmar que há ainda um longo caminho a percorrer.
Temos que olhar para dentro do nosso país, é certo, mas não devemos nunca esquecer que não podemos deixar ninguém para trás.