Arte Juvenil 'Rumo a 2030'

Arte Juvenil "Rumo a 2030"
18 Junho 2021

Concurso de Arte Juvenil "Rumo a 2030"

Através do Pelouro das Relações Internacionais e Cooperação, numa campanha de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável junto da comunidade estudantil do Concelho da Maia, foi lançado o Concurso de Arte Juvenil "Rumo a 2030", dirigido a alunos do 2º e do 3º ciclo de instituições de ensino, públicas e privadas, do Município. O repto foi para que os alunos produzissem trabalhos, recorrendo à técnica de sua preferência, para retratarem cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de acordo com a sua interpretação.
Foram submetidos a concurso 91 trabalhos, tendo sido selecionados depois 17, um por cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Exposição de Arte Juvenil "Rumo a 2030"

Foi montada uma exposição com todos os trabalhos submetidos a concurso, exposição essa que pode ser visitada na Galeria do Piso 1 da Torre Lidador até ao dia 16 de julho e que vai também estar depois patente em simultâneo com a próxima exposição de fotojornalismo World Press Photo a ser recebida Maia.
Os trabalhos selecionados estão expostos numa esfera insuflável com 2 metros de diâmetro, exposta no Átrio da Torre Lidador até ao dia 16 de julho, sendo que a partir do próximo ano letivo irá ser recebida de forma itinerante pelas instituições de ensino do Município que assim o pretendam.
Em virtude da pandemia por covid-19, as instituições de ensino participantes não se puderam deslocar às instalações da Câmara Municipal da Maia para verem os seus trabalhos expostos, mas estão já a ser entregues aos alunos participantes os Certificados de Distinção e de Participação, em reconhecimento pelos trabalhos apresentados, juntamente com um kit de material escolar que também promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Campanha "Rumo a 2030"

A Campanha "Rumo a 2030" surge de uma parceria entre o Instituto Marquês de Valle Flôr e a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (da qual a Câmara Municipal da Maia é membro fundador e Vice-Presidente do Conselho Executivo desde a sua criação) e é financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
O Município da Maia promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e esta iniciativa contribuiu para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de Qualidade e 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos.