Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz 2021

06 Abril 2021

No dia 6 de abril assinala-se o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz. Esta data foi instituída pela ONU e celebrada pela primeira vez em 2014. O dia 6 de abril foi escolhido por ter sido neste dia, em 1896, que se iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas.
Desde a sua criação, muitas organizações comemoram neste dia o papel do Desporto na sociedade e co seu poder como promotor de diálogo, de compreensão e contributo inestimável para a inclusão social e a paz.

Pelos valores que lhe são intrínsecos, o Desporto está, efetivamente, numa posição ideal para contribuir para o Desenvolvimento e a Paz, e portanto também para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente do ODS 16, referente a Paz, Justiça e Instituições eficazes.

Assim, o Município da Maia, que integra o Movimento Municípios pela Paz desde 2019, decidiu celebrar esta efeméride, convidando alguns dos seus atletas internacionalmente reconhecidos a fazerem vídeos de curta duração a este propósito. Assista, por isso, aos vídeos de Fernanda Ribeiro, Maaris Meier, Mariana Líbano, Nuno Borges, Nuno Moreira e Pedro Cruz e assinale connosco o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.