Sede da Associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é agora na Maia

21 Dezembro 2020

A Freguesia de Águas Santas vai receber a instalação da sede social da Associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. O contrato de comodato foi assinado no passado do 2 de dezembro em Assembleia de Freguesia, tendo os deputados acordado na cedência do 1º piso do edifício da Biblioteca para a instalação da sede em Portugal.
A opção do Eixo Atlântico pela Maia demonstra como o Município mantém excelentes relações com esta associação, além de apontar que o posicionamento político da Maia ao nível das Relações Internacionais pode ser uma mais valia para todas as partes envolvidas.
A Câmara Municipal da Maia é membro, desde 1 de janeiro de 2015, do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, uma associação transfronteiriça, integrada pelas principais cidades da Galiza e da região norte de Portugal, que nasceu em 1992. O Eixo tem atualmente 35 membros associados que procuram trabalhar em conjunto no sentido da promoção do desenvolvimento e da coesão económica, social e cultural das cidades e das regiões abrangidas, nomeadamente, mediante a estruturação de um território comum.
No dia 23 de fevereiro de 2018 foi também na Maia que se realizou a Assembleia Geral do Eixo Atlântico, tendo sido lançado nesse dia o debate sobre a Agenda Urbana para o sistema urbano da euro-região Galiza-Norte de Portugal.