Conferência online 'Tendências Geopolíticas no Contexto da Pandemia'

Conferência online "Tendências Geopolíticas no Contexto da Pandemia"
14 Dezembro 2020

Este ano, a Conferência realizada no âmbito da World Press Photo foi subordinada ao tema "Tendências Geopolíticas no Contexto da Pandemia" e, em virtude precisamente da pandemia, foi realizada em formato digital, através da plataforma Zoom. Este evento teve como oradores Henrique Burnay, sócio-gerente da Eupportunity e professor convidado no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Raquel Vaz Pinto, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova, e Fernando Jorge Cardoso, Coordenador de Estudos estratégicos do IMVF, diretor executivo do Clube de Lisboa, tendo sido moderado pelo Vereador do Pelouro das Relações Internacionais e Cooperação da Câmara Municipal da Maia, Paulo Ramalho.

Cada orador abordou tendências geopolíticas do ponto de vista de continentes distintos. Assim, foram focados nesta Conferência temas como o futuro das relações dos Estados Unidos da América, com Joe Biden como novo Presidente, com o resto do mundo, o papel da Comissão Europeia no delienar de uma estratégia para a União Europeia, a forma errada como a China lidou com a pandemia por covid-19, em oposição a Taiwan e à Coreia do Sul, que foram apresentadas como exemplos positivos, e problemas que afetam o continente Africano, como sejam o crescimento do nacionalismo populista, a fragilidade dos Estados africanos, mudanças climáticas e ecológicas e o crescimento populacional.

Assista ao vídeo da conferência na íntegra.
.