À conversa com Nuno André Ferreira Fotojornalista premiado da World Press Photo 2021 e Lançamento de Concurso de Fotojornalismo Um Retrato dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Maia

15 Novembro 2021

Faz já parte da tradição do Município da Maia receber a exposição de fotojornalismo World Press Photo, que promove uma reflexão sobre o mundo atual e sensibiliza cada um de nós para a existência de desafios comuns para os quais todos podemos contribuir.
Um fotógrafo português, Nuno André Ferreira, recebeu o 3º Prémio na edição de 2021, na categoria de Fotografia Individual, com uma fotografia intitulada “Fogo na Floresta”. Nas palavras do fotógrafo, “A fotografia, representa precisamente um contraste entre os dois planos captados: Uma criança que, com aquela idade, não tem a noção do que é um incêndio, que não tem a perspetiva dos pais — que estão apreensivos com o que se está a passar. Aquela criança está completamente descontraída, com um ar ternurento. É uma expressão que contrasta muito com o que acontece na parte de fora do carro, ainda que algo distante”. Reforçando o apoio aos profissionais do nosso país, e tal como acontece sempre que um fotógrafo português consta entre os premiados, foi esta a fotografia escolhida pela Câmara Municipal da Maia para promover a exposição no Município.
Este prémio não é, no entanto, a primeira distinção atribuída ao fotojornalista natural de Leiria. Em 2010, Nuno André Ferreira venceu o prémio nacional Estação Imagem, na categoria Ambiente, e em 2019 conquistou o Prémio Rei de Espanha de Jornalismo, com a fotografia “O Nosso Presidente Marcelo”.
Agora, numa iniciativa das Relações Internacionais e Cooperação da Câmara Municipal da Maia, vamos ter o privilégio de contar com Nuno André Ferreira para partilhar connosco a sua experiência enquanto fotojornalista e o impacto que este prémio e outros tiveram na forma como encara o seu trabalho.

Paralelamente, sabendo que uma imagem tem mais força e gera mais atenção do que qualquer mensagem escrita e tem, por isso, maior poder de impulsionar os cidadãos para a cidadania ativa, a Câmara Municipal da Maia acredita que um concurso de fotojornalismo seria também uma excelente forma de mostrar a pertinência da Agenda 2030 para todos os cidadãos, em todo o mundo.
Efetivamente, a 25 de setembro de 2015, os 193 países que constituem as Nações Unidas aprovaram, por unanimidade, no Âmbito da Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que englobam 169 metas a atingir até 2030. Esta Agenda pretende agilizar para a transformação, para a prossecução de um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável.
A abrangência universal da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um imperativo ético. Da erradicação da pobreza e da fome à igualdade de género e saúde de qualidade, da água potável e saneamento ao trabalho digno e crescimento económico, da redução das desigualdades à educação de qualidade, das energias renováveis à ação climática, esta Agenda reflete o equilíbrio entre 5 Princípios: Pessoas, Planeta, Paz, Parcerias e Prosperidade que se apresentam como pilares desta estratégia glocal.
Dessa forma, convidamos toda a comunidade de fotógrafos, amadores e profissionais, a refletir sobre aquela que é a Agenda de desenvolvimento global para os próximos 9 anos e mais especificamente sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Município da Maia, retratando cada um deles através da atividade fotográfica, capturando locais, pessoas, situações, objetos ou o que a criatividade ditar.