RECITAL DE PIANO por José Miguel Borges e David Craveiro

20 Abril 2017
O auditório do Fórum Jovem da Maia acolhe no próximo dia 24 de abril, pelas 21h00, um Recital de Piano, por José Miguel Borges e David Craveiro, numa iniciativa que conta com o apoio do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

David Ruivo Craveiro é natural de Nelas, onde nasceu em 2003. Iniciou os seus estudos musicais, em 2010, na Escola de Música de Nelas. Em 2011, entrou para o Conservatório de Seia passando a trabalhar com o professor Hugo Passeira. No ano de 2014 passa a estudar no Centro de Cultura Musical (Santo Tirso/Famalicão) com a professora Sara Vilaça. Em 2016 estudou na classe do professor Consantin Sandu, e em 2017 começou a estudar com o professor Marian Pivka.
Participou em diversos concursos nacionais e internacionais, de onde se destacam os prémios obtidos no Concurso da Póvoa do Varzim, 1º prémio ex- aequo; no Concurso Paços Brandão, 2º prémio ex-aequo; Concurso Interno CCM de piano, 1º prémio; Concurso Internacional Cidade do Fundão - Menção Honrosa; Concurso interno CCM de piano, 1º prémio; Concurso Internacional de Piano do Alto Minho, 1º prémio.
Participou em várias Masterclass, entre elas: Sofia Lourenço em 2015; Katia Veekmans em 2016; Fernando Puchol em 2016; Bin Wang em 2016; e Luís Pipa em 2017.

José Miguel da Silva Borges nasceu no Porto a 30 de janeiro de 2000. Iniciou os seus estudos musicais no ano de 2006, no Centro de Estudos Musicais da Maia onde foi aluno de piano da professora Marta Oliveira até 2013, passando então a trabalhar com o professor Marian Pivka a partir de 2014. Em 2015, entrou para o Conservatório de Música do Porto integrando a classe de piano da professora Teresa Xavier.
Apresentou o seu primeiro recital de piano em 2013, no Fórum Jovem da Maia, integrado no programa Maia Showcase. Participou no programa Manifestações Paralelas de 2015 e 2016, com recitais a solo, na Póvoa de Varzim. Em Novembro de 2016 apresentou recitais a solo em Felgueiras e no Museu Nacional Soares dos Reis, bem como no II Encontro Nacional EPTA, realizado no Conservatório de Música do Porto.
Tendo já participado em vários concursos nacionais e internacionais, destacam-se os seguintes prémios: 1º Prémio no I Concurso de piano da Academia de Vila Verde em 2012; 1º Prémio no II Concurso de Piano da Academia de Vila Verde em 2013; 1º Prémio no X Concurso de Piano da Póvoa de Varzim em 2015; 1º Prémio no IX Concurso Nacional de Piano, Paços Premium, em Paços de Brandão, 2015; 1º Prémio ex-aequo no Concurso Nacional de Piano Cidade de Gaia, 2015; 1º Prémio ex-aequo no Concurso Internacional de Música Cidade de Almada, em 2016; 1º Prémio no XI Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, em 2016 (categoria E, até 19 anos); 1º Prémio no Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto, em 2016; 1º Prémio ex-aequo no Concurso Jovem.com (concurso entre alunos de todos os conservatórios oficiais do país), em 2016; 1º Prémio no 17º Concurso Internacional Cidade do Fundão, nível V (até 18 anos), em 2016; Semifinalista do XXX Concurso Internacional de Piano Cidade de Ferrol 16, para pianistas até 35 anos; 1º Prémio ex-aequo no XII Concurso Internacional de Piano Cidade de Huesca, Janeiro de 2017; 3º Prémio ex-aequo no XX Concurso Internacional de Piano da Cidade de San Sebastian.
Participou ainda em várias Masterclass de piano, entre as quais: Mateus Music Academy, em julho de 2016, orientada por professor Vladimir Viardo; Académie Internationale de Musique au Pays de George Sand, em agosto de 2016, orientada pelo professor Yves Henry; Bruxelas, Dezembro de 2016 com Pavel Gililov e Philippe Raskin; em Fevereiro de 2017, no Porto com Ivo Kahánek.

Do programa fazem parte temas de Bach, Chopin, Beethoven, Prokofiev e Alkan.

A entrada é livre.

abril´17