RECITAL DE PIANO NO FÓRUM JOVEM A 14 DE FEVEREIRO

10 Fevereiro 2015
O auditório do Fórum Jovem da Maia apresenta no próximo dia 14 de fevereiro, às 21h30, um Recital de Piano levado a efeito pelos jovens Ava Lobo Passos, Beatriz Bento, João Mikus, José Miguel Borges e Luís Cruz, num evento produzido pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

São cinco jovens pianistas, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, todos alunos do Professor Marian Pivka, que interpretarão obras de Beethoven, Chopin, Bach, Brahms e Moszkowsky.

O Recital de Piano terá entrada livre.

AVA LOBO PASSOS
Nasceu em Vila Nova de Famalicão, tem 16 anos, estuda piano desde os 7 anos com o Prof. MARIAN PIVKA. Frequenta o 11ºAno no Conservatório de Música do Porto em regime integrado. Tem obtido prémios em concursos de piano nacionais e internacionais. Participou em Master Class com os pianistas Francesco Nicolosi (escola italiana) e Andrei Diev (escola russa)

BEATRIZ BENTO
Natural da Lixa (Felgueiras), começou a estudar piano com 2 anos de idade na escola de música Berço da Cultura da Lixa com os pais. Aos 4 anos de idade começou também a estudar violino, na mesma escola, e em 2011 recebeu o 2º prémio no concurso nacional de violino “Elisa de Sousa Pedroso”. Desde 2011 é aluna do professor Marian Pivka e em 2013 ganhou uma 2ª menção no concurso internacional de piano da Cidade de San Sebastian.

JOÃO FERNANDES MIKUS
Nasceu em 1999 e é natural de Leça da Palmeira. Frequenta o 10ºano de escolaridade na área de ciências, no Instituto Nun’Álvares nas Caldas da Saúde, Santo Tirso. É aluno do professor Marian Pivka desde os 8 anos de idade. Participou em vários concursos obtendo em março de 2010 o 3º Prémio do 6º Festival da Academia de Música de Fernandes Fão em Vila Praia de Âncora e em junho do mesmo ano o 1º Prémio no Concurso de Santa Cecília no Porto.

JOSÉ MIGUEL BORGES

Nasceu no Porto em 2000 e iniciou os seus estudos musicais em 2006, no CEMM. Integrou a classe de piano e formação musical do Prof. Fernando Teixeira, bem como a classe de violino do Prof. Oleg Martirosov. Foi aluno de piano da Prof. Marta Oliveira entre 2009 e 2014. Obteve o 1º lugar no I e II Concursos de Piano da Academia de Vila Verde em 2012 e em 2013, na categoria C. Obteve o 5º grau de formação musical e piano realizados no Conservatório de Música do Porto em 2013 e 2014 respetivamente, bem como o 5º grau de violino no Conservatório de Música de Aveiro, em 2014. Alcançou o 2º prémio de piano, categoria C, no VI Prémio Nacional Elisa de Sousa Pedroso em Vila Real, em 2014. É atualmente aluno de Piano do Prof. Marian Pivka, de violino do Prof. Oleg Martirosov e de formação musical do Prof. Ruben Andrade.

LUÍS CRUZ
Nasceu em 2001, em Guimarães. Iniciou os estudos musicais na Academia de Música José Atalaya, em Fafe, aos 3 anos de idade. Aos 5 anos, iniciou o estudo de violoncelo e piano com a professora Oxana Chvets, com quem mantém os estudos até a atualidade, e com a professora Manuela Reis, respetivamente. Aos 9 anos, continuou os estudos de piano com o professor Marian Pivka. Participou no 8º Concurso Ibérico de Piano do Alto Minho, realizado em 2011, distinguido com o 3º prémio, na classe B.