QUARTETO PARNASO no II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE PLECTRO

18 Outubro 2013
Realiza-se no próximo domingo, dia 20 de outubro, às 18h00, na Sala Lusitana do Hotel Premium Maia, o terceiro concerto do II Festival Internacional de Música de Plectro “Cidade da Maia”, pelo Quarteto Parnaso.

Formado em 2010, o Quarteto Parnaso surgiu da iniciativa do guitarrista Augusto Pacheco, com o propósito de criar em Portugal um tipo de formação instrumental pouco usual no nosso país. Os quatro guitarristas do quarteto, Augusto Pacheco, Carlos David, Gonçalo Morais e Paulo Andrade, são diplomados por Escolas Superiores de Música em Portugal e prosseguiram a sua especialização no estrangeiro.

O repertório do concerto passa por diversos períodos da História da Música, com especial relevo para os compositores nacionalistas – Rimski-Korsakov e Piotr Tchaikovsky – através de transições de obras orquestrais, mas também por obras originalmente compostas para quarteto de guitarras, nomeadamente de Roland Dyens.

O Festival termina no próximo dia 27 de outubro, às 18h00, no Fórum da Maia, com o Ensemble à Plectre Municipal de Esch-Sur-Alzette (Luxemburgo), com a participação especial da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e do Solista Rui Gama.

A Associação Cultural de Plectro é uma coletividade juvenil que integra a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, sediada no Fórum Jovem da Maia ao abrigo do Programa de Apoio ao Associativismo Juvenil da Câmara Municipal da Maia.