Pelouro da Juventude marca presença nos 'Dias da informática' da Escola Secundária de Águas Santas

Pelouro da Juventude marca presença nos "Dias da informática" da Escola Secundária de Águas Santas
16 Abril 2008
Os alunos do 11º G do curso tecnológico de informática de gestão da Escola Secundária de Águas Santas (ESAS), em conjunto com os seus professores, levaram a cabo a organização de dois dias de actividades, 15 e 16 de Abril, a que denominaram "Dias da Informática".

Os Dias da informática tiveram o seu ponto de partida no ano lectivo anterior mas, devido ao enorme sucesso e adesão por parte de toda a Comunidade escolar da ESAS, sentiram os organizadores que este evento deveria ter continuidade e, desta forma, chegamos à 2ª Edição com Destaque para a realização de uma cerimónia de abertura, que contou com a presença do Vereador do Pelouro da Juventude, Hernâni Ribeiro, do Presidente do Conselho executivo da ESAS, Professor Ferreira e os Professores do Grupo de Informática.

Os Dias da InformaticaO Sr. Vereador Hernâni Ribeiro felicitou os alunos e a escola pela iniciativa ficando evidenciada a capacidade empreendedora dos jovens, que acompanhados pelos seus professores concretizaram a realização deste evento. Agradeceu ainda o Convite à Escola Secundária de Águas Santas para que o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia se envolvesse nesta actividade, apoiando-a e marcasse presença com um stand informativo sobre a actividade realizada pelo Pelouro e ainda com um posto de acesso à internet onde os jovens estudantes da ESAS puderam, não só conhecer o Pelouro da Juventude, como também conhecer a nova página web.

O Sr. Vereador Hernâni Ribeiro manifestou ainda, toda a disponibilidade  da Câmara Municipal da Maia em continuar a ajudar os jovens estudantes e a escola na realização das suas actividades, corporizando um objectivo da Câmara Municipal que é estar sempre próximo dos Jovens e das escolas dando resposta aos seus anseios e cumprindo a sua missão de ajudar a um crescimento rumo a um futuro melhor.

Os Dias da Informatica na ESASEsta actividade contou com uma exposição com os vários componentes que constituem um computador bem como mostras de trabalhos realizados no âmbito do curso.

Além desta exposição o programa teve ainda uma Conferência subordinada ao tema "A informática ao virar do milénio" onde estiveram presentes, o Vice-presidente do Conselho Científico do ISEP, Professor Doutor António Costa bem como o director do curso de Engenharia Informática, Professor Doutor Ângelo Martins da mesma Instituição onde abordaram temas relacionados com o Ensino da Informática e a realidade do Ensino Superior nesta área.

Os "Dias da Informática" da ESAS teve ainda a visita dos alunos da escola EB1 dos Moutidos que tiveram um contacto com esta realidade, sempre acompanhados pelos alunos da ESAS tendo sido organizada uma LAN PARTY específica para eles.

O segundo dia dos "Dias da Informática" foi dedicado à aplicação prática de matérias leccionadas nas aulas: cablagem UTP, configuração da rede, configuração de servidores, scripts para utilizadores e partilha de recursos, com vista à realização de uma LAN PARTY que contou com a participação de cerca de 80 alunos que com as suas máquinas participaram em torneios lúdicos.

No final do evento decorreu um lanche convívio com entrega de prémios e eleição da melhor máquina "O maquinão". Todos os alunos e professores da Comunidade Escolar da Escola Secundária de Águas Santas deram por terminada a segunda edição dos "Dias da Informática" ficando a promessa da realização da 3ª edição no próximo ano lectivo.

Este evento teve honra de cobertura pela Comunicação Social Maiata, através dos Jornais Primeira Mão e MaiaHoje e ainda pela Rádio Lidador.