NAU – FESTIVAL DE CINEMA E FOTOGRAFIA 1, 2 e 3 de junho na Casa do Alto

30 Maio 2012
Realiza-se nos próximos dias 1, 2 e 3 de junho, às 21h30, no Complexo Municipal da Casa do Alto, a segunda edição do Nau – Festival de Cinema e Fotografia, uma iniciativa de alunos do curso de Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, com o apoio do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

Gustavo Santos, Manuel Mendes e Teresa Almeida encabeçam este projeto que pretende funcionar como espaço de divulgação de obras audiovisuais e fotográficas de jovens criadores.
O festival Nau surge, através de interesses comuns a estudantes e jovens que tentam o seu percurso profissional na área da fotografia e do cinema como uma forma de investimento na arte portuguesa de qualidade. A preocupação partilhada, relativa a algumas dificuldades na dinâmica de divulgação das produções, no âmbito do ensino, ou na ótica do jovem que procura iniciar a sua carreira no campo, resulta na criação do espaço do festival, especialmente dedicado à comunicação de tais obras.

O mote é a língua portuguesa, mas essencialmente a linguagem portuguesa, entendida de forma geral como o modo de expressão e vivência da cultura nacional. O objetivo é o entendimento e criação do fundo comum inerente a todos os portugueses, e evidenciá‐lo como um ponto de partida para as artes.

A bola está do lado do jovem artista. O participante é livre de expressar, através da sua arte, o que considera os pontos mais fortes e mais fracos da temática, assim como definir ele mesmo o conceito, desde que o justifique de forma apropriada. Mas o interesse fundamental do projeto é sobretudo a divulgação das criações portuguesas na área.

Nesse sentido, o festival Nau confere espaço de visionamento a todos os projetos audiovisuais e fotográficos, mas também aos mais novos, mesmo os que não possuem qualquer formação na área.

O projeto Nau foi de imediato abraçado pelos elementos que constituem o Júri: o fotógrafo João Lopes Cardoso, o realizador Adriano Nazareth, o diretor de programação do Canal 180 Nuno Alves e o vereador do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro.

Os trabalhos concorrerão, entre outros, ao Prémio Revelação, que distingue, de entre a globalidade das obras, uma criação jovem.

Mais informações:
Direção do Festival