MAIAFINICIA – Câmara assina contrato com a empresa JOSÉ AMORIM FERNANDES, UNIPESSOAL, LDA

05 Dezembro 2013
No âmbito do MaiaFinicia – Fundo de Financiamento às Micro e Pequenas Empresas do Concelho, a Câmara Municipal da Maia assinou ontem, 4 de dezembro, um contrato de financiamento com a empresa José Amorim Fernandes, Unipessoal, Lda.

Trata-se de uma empresa sedeada em Gemunde - Maia que desenvolve atividades na área das plataformas de e-commerce prioritariamente destinadas a PME’s nacionais, produtoras de marcas próprias. Através deste investimento, a empresa visa essencialmente adquirir material informático e outras novas tecnologias, adquirir material logístico para armazenamento de produtos e proceder à contratação de nove funcionários.

Com este projeto a José Amorim Fernandes, Unipessoal, Lda. terá um financiamento MaiaFinicia de 38.250€, apoiando da Câmara Municipal com num subsídio reembolsável de 20% deste valor, sem qualquer encargo de juro ou taxa, no montante de 7.650€. O restante é financiado pelo BES sob a forma de empréstimo a taxa de juro preferencial com garantia mútua da Norgarante.

Com a assinatura de mais este contrato o valor do financiamento efetuado às micro e pequenas empresas do Concelho, ou que tenham escolhido a Maia para desenvolver a sua atividade através do MaiaFinicia, é de 540.000,00 €, sendo, portanto, excedida a dotação máxima de 500.000€.

MAIAFINICIA

Até esta data registaram-se quinze candidaturas com contrato celebrado, perfazendo um total de 540.000,00 Euros MaiaFinicia

O total do Investimento Municipal através de subsídio reembolsável sem taxas nem juros é de 110.000,00 Euros, sendo o total do Fundo MaiaFinicia no montante 500.000,00 Euros.

As áreas envolvidas versam o comércio de vestuário, serviços de consultoria e contabilidade, transitários, terapias de reabilitação e reeducação, apoio à internacionalização/exportação, impressão/estampagem por transferes, prestação de serviços nas áreas da educação e saúde, conceção / desenvolvimento de software na área do turismo, comercialização de processadores hidrocinéticos para tratamento, purificação e esterilização de águas, engenharia, serralharia de construção civil, plataforma de eCommerce.

Através das Visitas de Acompanhamento “On the Spot” às Empresas financiadas pelo MaiaFinicia, foi possível apurar que aquando do arranque do Programa, as empresas que obtiveram financiamento MaiaFinicia totalizavam 32 colaboradores nos seus quadros. Atualmente têm 76 colaboradores, o que representa um crescimento de 145% no fomento da criação de emprego.

Importa referir que todos os empresários consideram o MaiaFinicia muito importante como mecanismo de apoio às empresas, sendo uma mais-valia para os empresários e para o Concelho como fator de promoção da atividade económica.

A heterogeneidade dos setores de atividade e as localizações geográficas das empresas apoiadas, distribuídas por todo o Concelho, permitem concluir que os esforços efetuados com a promoção e divulgação do Programa, possibilitaram o acesso aos mais variados segmentos alvo.