“Maia vai ser mais Sustentável”. CM Maia e Quercus investem na formação ambiental dos maiatos

04 Março 2011
A partir de Março e até Julho deste ano, o Núcleo Regional do Porto da Quercus com o apoio da Câmara Municipal da Maia organiza um ciclo de sete conferências de carácter ambiental denominado “Maia + Sustentável”. O objectivo desta iniciativa é informar e promover o debate sobre vários temas a serem abordados, bem como sensibilizar os cidadãos para uma prática ambiental mais sustentável.

Todas as palestras serão gratuitas (com inscrição obrigatória) e terão lugar no Concelho da Maia. Os temas considerados neste projecto são:

“Agricultura sustentável” (12.03.11),
“Resíduos: a importância dos 3 R´s” (14.03.11),
“O ruído e os seus impactos” (09.04.11),
“Cidadania e Sustentabilidade” (14.04.11),
“Biodiversidade à minha volta” (22.05.11),
“Mobilidade Sustentável: a importância do uso da bicicleta” (18.06.11) e
“Comércio Justo” (06.07.11).

Além da parte teórica, que se constituirá numa abordagem ao tema haverá também uma componente prática. Destacamos o concerto de taças tibetanas, inserido no tema "Ruído e os seus impactos". Teremos ainda uma visita guiada pelo Parque do Avioso – Maia, orientada pela equipa do Projecto Charcos com Vida, no âmbito da palestra sobre biodiversidade.

Relativamente ao tema da mobilidade sustentável, após a conferência, haverá um passeio de bicicleta pela periferia da Maia com o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB). Por último, o tema sobre comércio justo estará inserido na Feira de Artesanato da Maia, durante a primeira semana de Julho e terá uma mostra de produtos.

Este evento oferece uma excelente oportunidade para poder aproximar a população aos assuntos de interesse colectivo. Para construirmos uma sociedade mais sustentável torna-se necessário levar em consideração alguns factores que possam afectar esta sustentabilidade no futuro. Desta forma, o projecto “Maia + Sustentável”, configura-se como um instrumento que informa e consciencializa a população em geral, através do debate de ideias.

Para visualizar o cartaz clique aqui

Para mais Informações consulte www.maiamaissustentavel.org