Inscrições no 18º Concurso Jovens Cientistas e Investigadores da Fundação da Juventude até 16/04

18 Março 2010
A Fundação da Juventude está a promover a 18ª Edição do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores. Esta inicitaiva destina-se a premiar a nível nacional, trabalhos desenvolvidos por jovens estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.

Podem participar no Concurso estudantes a frequentar, em Portugal, os ensinos básico, secundário ou primeiro ano do superior (sendo que devem ter menos de 21 anos a 30 de Setembro e mais de 14 anos a 1 de Setembro).

São admitidos a Concurso trabalhos individuais ou em grupo, no máximo, de 3 elementos, devendo os projectos ser concluídos antes da entrada no ensino superior.

Os projectos/trabalhos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo:

* - Biologia;
    * - Ciências da Terra;
    * - Ciências do Ambiente;
    * - Ciências Médicas;
    * - Ciências Sociais;
    * - Economia;
    * - Engenharias;
    * - Física;
    * - Informática/Ciências da Computação;
    * - Matemática e
    * - Química.

Não são admitidos a concurso trabalhos que envolvam substâncias radioactivas, materiais tóxicos e cancerígenos, experiências que impliquem o sofrimento físico ou psicológico de animais vivos, pela prática de actos de abuso, crueldade ou morte.

Os trabalhos devem ser submetidos electronicamente até ao dia 16 de Abril de 2010. No acto da submissão electrónica da candidatura os jovens devem preencher o formulário on-line e anexar o trabalho nos seguintes moldes:

• Relatório escrito de 20 páginas A4, ficheiro .pdf ou .doc, no máximo com 3MB;
  • Anexos que poderão ser fotografias, desenhos, gráficos, vídeos, ficheiro ou pasta .zip, no máximo com 10MB;
  • Resumo de uma página A4 contendo os aspectos mais relevantes do projecto (finalidade, materiais e métodos, observações e conclusões);
  • Breve descrição do trabalho, no máximo de 10 linhas, para incluir no catálogo geral da Mostra Nacional de Ciência.

O trabalho deverá ser escrito em português.
No entanto, os projectos premiados com a participação na Final Europeia devem, até ao final do mês de Maio, entregar o trabalho traduzido em Inglês.

Para mais informações, acesso a regulamentos e Ficha de inscrição, vai a http://www.fjuventude.pt/jcientistas2010/