II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA A PLECTRO “CIDADE DA MAIA”

04 Outubro 2013
Depois do sucesso alcançado em 2012 com o concerto do ensemble barroco luxemburguês “Artemandoline”, a Associação Cultural de Plectro leva a efeito o II Festival Internacional de Música a Plectro “Cidade da Maia”, a realizar-se nos quatro domingos deste mês de outubro, iniciativa apoiada pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

O primeiro concerto do Festival realiza-se no próximo dia 6 de outubro, às 18h00, no auditório do Fórum Jovem da Maia, com a participação da Orquestra de Bandolins de Esmoriz.

Esta formação instrumental constituiu-se oficialmente em 1984, resultante dum movimento musical amador iniciado em Esmoriz, pelo maestro fundador Luís Marques Aleixo. Atualmente sob a direção musical do maestro Luís Sá, a orquestra conta com 25 instrumentistas, amadores e profissionais, com idades compreendidas entre os 10 e os 80 anos, adotando a configuração de orquestra de plectro, composta de bandolins (modelo português), bandoletas, bandoloncelo, guitarras, guitarra-contrabaixo, piano e percussões. Apresenta um vasto repertório que se estende desde os compositores clássicos aos compositores populares, incluindo também composições originais.

O Festival prossegue no dia 13 de outubro, no auditório da Casa do Alto, com o Ciglia Ensemble; no dia 20 de outubro, na Sala Lusitânia do Hotel Premium Maia, com o Quarteto Parnaso; e termina no dia 27 de outubro, no Fórum da Maia, com o Ensemble à Plectre Municipal de Esch-Sur-Alzette (Luxemburgo), com a participação especial da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e do Solista Rui Gama. Todos os concertos realizam-se às 18h00.

A Associação Cultural de Plectro é uma coletividade juvenil que integra a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, sediada no Fórum Jovem da Maia ao abrigo do Programa de Apoio ao Associativismo Juvenil da Câmara Municipal da Maia.

Mais informações em: