GAAPP inicia em Março acções “Sexualidade e Afectos” com Jovens de três Escolas do Concelho da Maia

05 Março 2010
Durante os meses de Março e Abril de 2010 a equipa do Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico (GAAPP), da responsabilidade do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, vai desenvolver inúmeras acções subordinadas ao tema “Sexualidade e Afectos”, junto de alunos dos 7º, 8º e 9º anos nas Escolas, Secundária do Castêlo da Maia, EB 2/3 do Castelo da Maia e EB 2/3 Prof. Dr. Vieira de Carvalho.

Numa época em que a educação sexual em meio escolar é uma realidade incontestável, a pertinência deste tipo de acções assume uma importância crescente. Assim, o GAAPP, promovendo também o envolvimento activo dos professores nesta matéria, efectuou o levantamento das necessidades sentidas pelos jovens que vão participar nas sessões e definiu as temáticas a abordar.

A  importância dos afectos nas relações interpessoais, as mudanças características da adolescência, a pertinência de abordar questões relacionadas com a sexualidade nesta fase de desenvolvimento, a par com outras questões menos centradas nos afectos, mas fulcrais no que respeita às preocupações manifestadas pelos jovens, são algumas das temáticas a desenvolver, no sentido de procurar mudar algumas atitudes e promover respostas assertivas e adequadas dos jovens face a situações que podem ser de risco iminente.