FESTIVAL DE TEATRO ESCOLAR 2012

18 Maio 2012
Arranca esta segunda-feira, dia 21 de maio, no auditório do Fórum Jovem da Maia, a edição de 2012 do Festival de Teatro Escolar, uma realização do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

O festival tem o propósito de reunir num mesmo espaço os diversos projetos desenvolvidos pelos estabelecimentos de ensino ao longo do ano letivo e apresentá-los publicamente. Desta forma pretende-se abrir as escolas à comunidade e permitir aos jovens atores que o seu trabalho seja divulgado e valorizado.

Até ao último ano, uma parte significativa dos trabalhos apresentados no Festival de Teatro Escolar eram desenvolvidos no âmbito da Área de Projeto, disciplina abolida no presente ano letivo, o que justifica a redução do número de grupos participantes nesta edição do festival.

A manhã da próxima segunda-feira está reservada à apresentação dos projetos da Escola Eb1 de Currais, produzidos no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.

Na terça-feira, dia 22 de maio, às 21h00, o Grupo de Teatro da Escola Eb 2/3 de Gueifães apresenta a peça “História do Príncipe que não sabia nadar”, com encenação de Pedro Graça. Este grupo é dinamizado pela Associação de Pais e insere-se no projeto “Escola em Palco” que inclui as vertentes de teatro e dança.

O festival prossegue na quinta-feira, dia 24 de maio, com o “Nuvem” – Grupo de Expressão Dramática do INED Maia, que apresenta a peça “Se gostarem batem palmas”. Neste dia, o “Nuvem” realiza duas apresentações à tarde, especialmente destinadas à comunidade estudantil do INED, e à noite, às 21h00, uma sessão aberta a todos.

O encerramento do festival acontece na sexta-feira, dia 25 de maio, às 21h00, com a peça “Os Piratas”, levada a cena pelo “Maianimação” – Grupo de Teatro da Maianima.

Todos os espetáculos têm entrada livre.