FAJ - Férias Ativas Jovens

20 Abril 2017

Mensagem

A Câmara Municipal da Maia dando continuidade a um dos pilares da sua política de juventude, que assenta na missão de promover a igualdade de oportunidades, decidiu criar o Programa FAJ – Férias Ativas Jovens.

Atenta às dificuldades sentidas por Pais e Encarregados de Educação durante os períodos de pausas escolares para ocupar os tempos livres das suas crianças de forma saudável, a Câmara Municipal da Maia, pelo Pelouro da Juventude, pretende com o FAJ – Férias Ativas Jovens oferecer mais uma resposta de qualidade para as crianças e jovens da Maia em tempo de férias.

Um dos nossos desígnios é o desenvolvimento pessoal e social das nossas crianças e jovens, indispensável para uma vida equilibrada em sociedade. Para isso, o FAJ propõe através de um conjunto de atividades estruturadas de natureza ambiental, artística, desportiva, educativa e recreativa, valorizar capacidades, competências e conhecimentos das crianças e jovens, fomentando a responsabilidade, o respeito, a cooperação e a inclusão, aliando a aprendizagem e o divertimento.

Com a realização desta iniciativa estamos, mais uma vez, a cumprir um dos nossos principais compromissos que, enquanto autarcas, sempre assumimos com as Maiatas e Maiatos: fomentar a saúde e o bem-estar num Concelho onde é bom trabalhar e viver, a nossa Terra, a nossa Maia!

Um abraço amigo,
António Gonçalves Bragança Fernandes
Presidente da Câmara Municipal da Maia

Descrição

O Programa FAJ – Férias Ativas Jovens promovido pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia surge como resposta a uma necessidade sentida pelos Encarregados de Educação, ao longo dos últimos anos, de respostas locais de ocupação dos tempos livres dos seus educandos, sobretudo, na época de pausa letiva. Esta iniciativa é dirigida a crianças e jovens entre os 10 e os 16 anos. Pretende-se, assim, proporcionar uma ocupação saudável das férias escolares, através da concretização de atividades estruturadas e de natureza educativa, desportiva e recreativa. O FAJ procura oferecer ainda às crianças e jovens da Maia um espaço aberto à descoberta individual, aliando divertimento e aprendizagem a partir dos jogos e das atividades ao ar livre em diversas matérias. A organização privilegia metodologias participativas, procurando estimular os participantes para a descoberta das suas capacidades e potencialidades, com vista a um maior desenvolvimento da sua autonomia.

Normas

Consulta aqui as Normas do FAJ