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ENTRAJUDA lança o Volunteerbook como mecanismo de promoção e facilitação do voluntariado

ENTRAJUDA lança o Volunteerbook como mecanismo de promoção e facilitação do voluntariado
ENTRAJUDA lança o Volunteerbook como mecanismo de promoção e facilitação do voluntariado
09 Fevereiro 2011
A ENTRAJUDA lançou o Volunteer Book,  uma iniciativa nas redes sociais destinada a promover o voluntariado, criando uma consciência colectiva da sua relevância social. O IPJ é parceiro neste projecto.

imagem entreajudaSegundo a associação, optou-se por recorrer a uma plataforma inovadora, mas ao mesmo tempo perfeitamente estabelecida na comunidade virtual, especialmente entre as camadas mais jovens.

O Volunteerbook tem por base a Bolsa do Voluntariado - o imagem volunteerbook2maior site português de voluntariado actualmente com 16 mil voluntários e mais de 950 instituições e associações inscritas.

Objectivos:
  • Criar condições na sociedade civil propícias ao desenvolvimento do voluntariado.
  • Aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado em Portugal e na União Europeia e facilitar a participação nas mesmas.
 
As ferramentas criadas para as organizações irão gerar:
  • Mais sinergias e participação e
  • Capacitar aquelas que tenham voluntariado qualificado.
A página servirá para divulgar eventos e será um veículo privilegiado de informação e formação do e ao público.  

É disponibilizado um espaço na rede social Facebook para as que as Empresas, Universidades, Organizações, Grupos, etc. promovam as suas políticas de responsabilidade social e o voluntariado.

Apesar do Facebook ser uma ferramenta marcadamente usada pelo público mais jovem, o  projecto não estará limitado a um único grupo etário, pretendendo também cativar outras gerações, juntando desta maneira voluntários de todas as idades e fortalecendo o diálogo inter-gerações, através de testemunhos e partilha de opiniões.

Espera-se com este projecto alcançar um verdadeiro “mercado” de voluntariado.

São parceiros, para além do IPJ:
  • A Caixa Geral de Depósitos, que apoia a Bolsa do Voluntariado desde a sua fundação, comparticipando financeiramente;
  • A Portugal Telecom que, através do portal Sapo, desenhou e desenvolveu o site;
  • A Link, parceiro tecnológico do Volunteerbook,
  • O jornal Expresso e
  • A Renascença, media partners.
 Aderiram também desde a primeira hora mobilizando as associações e organizações que congregam,
  • A Federação Nacional das Associações de Jovens (FNAJ) e
  • A Confederação Portuguesa do Voluntariado, bem como o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que produzirá estatísticas sobre voluntariado a partir da Bolsa do Voluntariado.
Este modelo poderá ser aplicado noutros países, tornar-se um caso de estudo e uma mais-valia não só para Portugal, mas para a Europa, beneficiando quem mais importa, as pessoas.

Visita o Volunteer Book e voluntariza-te!!