Discover Eu

09 Maio 2019

Tens 18 anos? Prepara-te para partires à descoberta da Europa com a DiscoverEU!

Se nasceste entre 2 de julho de 2000 e 1 de julho de 2001, tens nacionalidade de um dos Estados-Membros da União Europeia, tens espírito de aventura e curiosidade sobre países e pessoas diferentes, esta é a tua oportunidade de viajar por toda a Europa. Inscreve-te até 16 de maio.

Todas as informações e inscrições em https://europa.eu/youth/discovereu_pt

O que é a iniciativa DiscoverEU?
A DiscoverEU é uma iniciativa da União Europeia que te oferece a oportunidade de viajar por toda a Europa. Uma vez que viajarás sobretudo de comboio (salvo algumas exceções), terás a ocasião de ver paisagens deslumbrantes e de atravessar uma sucessão infindável de cidades europeias muito diferentes. Esta viagem também de te dará a oportunidade de conheceres outros jovens como tu, de te tornares mais independente e confiante e de explorar a tua identidade europeia. Existem duas fases de candidatura por ano e a União Europeia atribui passes de viagem aos jovens selecionados.

Quando é a próxima fase de candidatura?
Em 2018, quase 30 000 jovens receberam um passe de viagem. O próximo prazo para as candidaturas em linha decorre das 12h00 de 2 de maio de 2019 às 12h00 de 16 de maio de 2019 (hora de verão da Europa Central). A partir do Dia D, esta página terá um botão para enviares a tua candidatura.

Para poderes participar, tens de ter nascido entre 2 de julho de 2000 (inclusive) e 1 de julho de 2001 (inclusive), ter a nacionalidade de um dos Estados-Membros da União Europeia no momento da decisão de atribuição dos passes de viagem e indicar o número do cartão de cidadão ou do passaporte no formulário de candidatura em linha. Tudo o que tens de fazer é responder a uma série de perguntas, incluindo uma pergunta de desempate. Se fores selecionada ou selecionado, poderás fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias, que deverá decorrer entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020. Porque não aproveitares esta oportunidade para beneficiar da liberdade de circulação na UE? Ficarás a perceber melhor a diversidade da Europa e a apreciar a sua riqueza cultural, farás novos amigos e confrontar-te-ás com novas experiências.
Se fores portadora ou portador de deficiência ou tiveres um problema de saúde que possa dificultar a tua viagem, podemos ajudar-te a participar na iniciativa DiscoverEU.

Posso viajar com amigos?
Sim, podes! Depende de ti. Podes viajar sozinha ou sozinho ou viajar com amigos. Se quiseres, pode formar um grupo com mais quatro amigos e viajares com eles.
Também podes entrar em contacto com outros participantes e juntar-te a eles para fazer uma parte ou toda a viagem. O grupo DiscoverEU no Facebook é uma boa plataforma.

O que se espera de mim?
Como Embaixadora ou Embaixador DiscoverEU, deverás contar as tuas experiências de viagem através das redes sociais, como o Instagram, o Facebook, o Twitter, etc., utilizando o hashtag #DiscoverEU. Também podes fazer uma apresentação na tua escola ou comunidade local. Além disso, podes participar no #Concurso de fotografia/vídeo #DiscoverEU e habilitares te assim a grandes prémios. Vê as fotografias e os vídeos dos jovens que já participaram nesta iniciativa. Podem servir-te de inspiração.

Quero saber mais!
Gostavas de saber como se passaram as fases de candidaturas anteriores? Consulta a ficha de informação DiscoverEU, que contém mais informações sobre a iniciativa e as experiências de alguns jovens que viajaram pela Europa graças a um passe de viagem DiscoverEU.

• Sobre DiscoverEU
• Regulamento
• Quotas por país
• Perguntas frequentes
• Dicas para a viagem
• #DiscoverEU photo & video #Competition
• Award decision

Precisas de mais informações?
Se tiveres dúvidas sobre a iniciativa DiscoverEU, consulta as perguntas frequentes. Se não encontrares as informações que procuras, contacta-nos diretamente clicando em «Pergunta-nos!». Procuramos responder a todas as mensagens no prazo de cinco dias úteis.
Pergunta-nos!

Dá a conhecer a iniciativa DiscoverEU aos teus amigos!