“CUMPLICIDADES” – Exposição de Pintura e Literatura de Carla Cruz e Paulo Sérgio Soares

16 Outubro 2014
A Sala de Exposições do Fórum Jovem da Maia acolhe a partir do próximo dia 24 de outubro a Exposição de Pintura e Literatura “Cumplicidades”, de Carla Cruz e Paulo Sérgio Soares, numa produção do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

A exposição conjuga telas essencialmente figurativas da artista plástica Carla Cruz com pequenos contos “mais ou menos longos” do escritor Paulo Sérgio Soares, numa partilha cúmplice das suas visões sobre temas que lhes são próximos, revelando vivências e descobertas.

“Mais que um transcrever de um mar de emoção de quem concebeu esta exposição, e de quem lhe deu o ser e o sentido, fica para nós a palavra final de refletir e de encarnar em cada um das expressões com que nos deparamos hoje, simples, direta e realista, que conseguiram de dois pontos de vista, e duas formas de ver o mundo, fazer uma só obra.”

Carla Cruz nasceu no Porto, em 1973, e reside na Maia. Artista autodidata, desde muito cedo revelou o seu interesse pela pintura e pelas manualidades, incentivada pela família e por um tio, colaborador da Escola de Belas Artes do Porto, que acompanhava com frequência. Nos seus trabalhos, essencialmente figurativos, Carla Cruz aplica técnicas mistas, utilizando verniz e cera. Para a artista, pintar é como escrever e desde criança que o faz.

Paulo Sérgio Soares nasceu há quarenta e quatro anos em Moçambique e reside na Maia. Formado em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, integrou durante dez anos o corpo redatorial de “O Primeiro de Janeiro”, dividindo-se entre outras páginas pelo suplemento “Artes e Letras”. Colaborou também na revista literária Palavra em Mutação, uma publicação poética que juntava consagrados como José Régio a ilustres desconhecidos apaixonados pela palavra. Autor de um universo que o próprio define como um “Poemário Semi-Breve”, por ser constituído por pequenos contos “mais ou menos longos”, procura também dar os primeiros passos pelo maravilhoso universo infantil, sonhando partilhar com os mais pequenos as suas “coloridas” e movimentadas histórias.

“CUMPLICIDADES” inaugura no próximo dia 24 de outubro, com vernissage pelas 21h30, e estará patente ao público até ao próximo dia 8 de novembro.