Conjunto de sessões para jovens e para pais, a realizar pelo GAAPP, em março

13 Março 2017
A partir de segunda-feira, 13 de março, o GAAPP, do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, vai iniciar um conjunto de sessões dirigidas a jovens, em quatro escolas do Concelho – EB 2,3 do Levante da Maia, EB 2,3 do Castêlo, Secundária do Castelo e Secundária da Maia, – subordinadas a temáticas diversas, consoante as necessidades evidenciadas pelas diferentes populações, aquando do levantamento efetuado, no início do ano letivo. Na mesma linha, no dia 16 de março (quinta-feira), pelas 18h45 será realizada uma sessão, dirigida a pais, na Escola Secundária de Águas Santas sobre o mote da parentalidade positiva.

Todas as sessões, independentemente da temática específica (“Nós e os outros”; “Violência no namoro”; “Parentalidade positiva”), colocam, de alguma maneira, o seu foco no lado positivo das relações interpessoais, sejam nas relações de amizade, namoro ou parentalidade, que são um pilar no desenvolvimento adaptativo dos jovens.

•    “Nós e os outros”, terá como objetivo principal as relações interpessoais saudáveis e procurará sensibilizar os alunos/adolescentes para temas como a capacidade de se colocarem no lugar do outro, a comunicação assertiva, a resolução de conflitos, etc..
•    “Violência no namoro”, para além das sugestões para lidar com a violência no namoro propriamente dita, versará sobre as relações interpessoais, a assertividade e o respeito pelo outro, adotando uma perspetiva positiva..
•    “Parentalidade positiva”, pretende facilitar a reflexão acerca do papel dos pais no desenvolvimento dos filhos facilitando o seu desenvolvimento harmonioso, bem como refletir acerca de algumas dificuldades manifestadas neste pepel parental.

março 2017