CONCERTO DE GALA DA ORQUESTRA PORTUGUESA DE GUITARRAS E BANDOLINS NA CASA DO ALTO

02 Julho 2012
Integrado no programa “Alto Anima”, realiza-se no próximo sábado, dia 7 de julho, às 19h00, no auditório do Complexo Municipal da Casa do Alto, o Concerto de Gala da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

Este Concerto de Gala, que a Orquestra habitualmente realiza nesta altura do ano, marca o encerramento da temporada 2011 / 2012 e conta com a direção do Maestro Augusto Pacheco. Serão interpretadas obras de Emanuelle Barbella, Miwa Naito, Marlo Strauss, Yasuo Kuhawara e Claudio Mandonico.

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins – OPGB - foi criada em 2007 e surge da vontade de António Vieira e Sérgio Dinis, então membros da Orquestra Europeia da Juventude de Bandolins e Guitarra, de levarem a cabo um projeto de divulgação do bandolim em Portugal e de criarem um espaço de desenvolvimento técnico uniformizado, encarando o bandolim como um instrumento nobre.

O seu repertório passa por todas as épocas, desde o barroco ao contemporâneo, e por todos os estilos e formações. A OPGB dá preferência a repertório composto para orquestra de bandolins em detrimento de adaptações, potenciando assim a sonoridade final do conjunto.

Sob a direção artística de António Vieira desde a sua fundação, a Orquestra tem-se apresentado a público em diversos concertos por todo o país e no estrangeiro, tendo recebido os maiores elogios pelo carácter original da sonoridade e pelo rigor interpretativo apresentado.

A Orquestra conta com dezasseis elementos efetivos e com muitos outros em formação que frequentam a escola da Associação Cultural de Plectro.

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins é apoiada pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, estando instalada no Fórum Jovem da Maia ao abrigo do programa de apoio às coletividades juvenis.

Mais infomações sobre a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins em

www.orquestra-bandolins.com