CEITEC - Centro de Empreendedorismo ISMAI/TECMAIA já funciona no TECMAIA desde o dia 6 de Abril

07 Abril 2011
O CEITEC - Centro de Empreendedorismo ISMAI/TECMAIA - criado ao abrigo de um protocolo assinado, no dia 6 de Abril de 2011, entre o TECMAIA, A Academia das Artes da Maia, Produções Culturais, EEM, o ISMAI e a Maiêutica, fruto das sinergias que cada instituição desenvolve em prol das acções empreendedoras, pretende ser um pólo de formação e pré-incubação de ideias, de empreendedores e de negócios, com impacto relevante a nível regional.

A missão do CEITEC é formar e apoiar o novo empreendedorismo.

Os principais valores defendidos pelo CEITEC são:

- Responsabilidade, que se deverá reflectir em todas as suas actividades, assim como nos projectos de empreendedorismo e de formação que patrocinar, contribuindo para a criação de uma cultura de respeito pelas pessoas e pelo ambiente.

- Profissionalismo, no sentido em que é sempre possível melhorar desempenhos individuais, colectivos e organizacionais, desde que haja empenho na auscultação dos mercados, que informe as tomadas de decisão e os processos de planeamento estratégico e operacional. O cumprimento da missão organizacional deverá nortear todos os processos de melhoria contínua.

- Sustentabilidade, que permita a manutenção da autonomia e liberdade das pessoas e organizações para construirem uma sociedade progressivamente mais desenvolvida e solidária

O novo empreendedorismo exige o planeamento a médio/longo prazo, sustentado em toda a informação que for possível recolher sobre as necessidades actuais e potenciais dos mercados, dos stakeholders internos e externos e da comunidade em que se desenvolve. A análise dos dados e das informações deverá ser realizada recorrendo aos meios científicos e tecnológicos mais ajustados, permitindo fundar as decisões estratégicas e operacionais necessárias à criação ou desenvolvimento das actividades e organizações.

Assim, o CEITEC tem como meta nuclear conseguir estabelecer planos de formação e serviços de apoio aos seus públicos-alvo: alunos, ex-alunos, professores, investigadores, pessoas ou equipas com vontade de criar novas organizações ou projectos, ou de desenvolver actividades já existentes.

Apontam-se cinco prioridades fundamentais:

1. Fomentar o empreendedorismo, fornecendo a formação e a possibilidade de pré-incubação de projectos de negócio (a parceria com o Tecmaia permitirá que se possa incubar e implementar os projectos viáveis).
a. O curso de Empreendedorismo, com 168 horas no total, terá 8 módulos facultativos (Gestão da Inovação; Introdução ao Empreendedorismo; Organização e Gestão de Empresas; Marketing; Operações e Logística; Liderança e Trabalho de Equipa; Aspectos contabilísticos e financeiros; e Aspectos jurídicos organizacionais), visando preparar planos de negócios exequíveis e apoiar em permanência a criação de novas empresas.

2. Proporcionar um local de aprendizagem e de investigação, assim como de desenvolvimento pedagógico, nas diversas áreas científicas, com particular interesse nas ciências empresariais. Pretende-se, ainda, que o CEITEC possa contribuir e complementar a preparação final dos alunos de qualquer ciclo de estudos em termos de estágio, projecto ou dissertação.

3. Prestar serviços de formação e apoio aos seus públicos-alvo, através da organização de cursos de formação rápida, de cursos de verão, da assessoria técnica no âmbito da investigação, do desenvolvimento empresarial e dos negócios em geral.

4. Dinamizar a criação de um centro de sondagens e estudos de mercado, que permita fornecer dados actualizados à comunidade, tanto a nível empresarial como a nível político e social.

5. Apoiar e promover cursos de e-learning, contribuindo para o alargamento do espaço de intervenção do ISMAI, incluindo o reforço da sua internacionalização.

Para mais Informações clica aqui

Poderás ainda contactar o CEITEC pelo seguinte email: geral@ceitec.ismai.pt