Visita do IPA à EB Pedras Rubras - Projeto Heróis Fast 112

ipa_pedras_rubras_16
ipa_pedras_rubras_18
08 Março 2023

Os alunos inscritos na AEC de CRIA +, da turma do 1ºA abordaram o tema da união de gerações através do projeto Heróis FAST.

Os Heróis FAST são uma iniciativa educativa premiada, que tem como objetivo a sensibilização relativamente aos sintomas de AVC e à necessidade de uma ação rápida. Fomenta o entusiasmo incrível das crianças pela aprendizagem e partilha, encorajando a transmissão do conhecimento ao resto da família, especialmente aos avós. A missão deste projeto, aliado ao objetivo da AEC, é educar uma para a cidadania ativa e com isso sensibilizar para os sintomas de AVC e a necessidade de uma ação imediata.

A professora Mafalda Aguiar, ao desenvolver este tema, na Escola Básica de Pedras Rubras trabalhou com a turma com os recursos fornecidos pela World Stroke Organization, como os e-books, os jogos, as marionetas, etc.

A professora refere “Toda esta informação foi enviada para casa, através da professora titular, para que possam abordar ou relembrar o tema e desenvolver as tarefas propostas para que todos se tornem os heróis dos seus avós e restante família. Para encerrar o tema, convidei a Drª Paula Valente, Terapeuta da Fala e Presidente do Instituto Português da Afasia (IPA) e também esteve presente a Mónica, que teve um AVC em 2008 e tem afasia desde então. Partilhou com os alunos como tem sido a sua vida, desde o AVC, quais as suas conquistas, quais as suas principais ajudas no dia-a-dia e de que forma o IPA a ajudou a ultrapassar alguns obstáculos impostos pela sociedade. Os alunos, muito interessados fizeram muitas perguntas, mas também mostraram que estavam muito informados sobre o que é um AVC, quais as suas consequências e que a forma mais rápida de ajudar é ligar o número de emergência médica, o 112. Estes alunos tornaram-se, verdadeiramente, uns Heróis para os seus avós.”

Maia – Gerações com Futuro